WhatsApp Image 2019-05-07 at 17.28.25

Alunos do curso de jardinagem chegam aos jardins do Palácio Guanabara (Crédito: André Gomes de Melo)

Os alunos da nova turma do curso de Jardinagem conheceram nesta terça-feira (07) as belezas dos jardins do Palácio Guanabana, onde o aprendizado vai acontecer na prática. Enquanto a teoria será estudada no RioSolidario, lá eles vão colocar a mão na massa, aplicando o conteúdo apresentado, através de parceria com o Senac e a Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança (SECCG).

A paisagista Renata Napolis Fonte, da coordenadoria de engenharia e manutenção da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, guiou a turma durante a visita. Ela conta que, em meio à observação dos canteiros e das plantas ornamentais, foi possível abordar de forma introdutória a rotina de cuidados com os jardins.

“Eles estavam bem animados, com uma certa expressão de espanto por entrarem em um palácio com um jardim histórico, de estilo francês… surgiram muitas perguntas sobre temas como o manejo da área, a poda, o corte dos gramados. O professor apresentou boa parte das plantas ornamentais e eles perguntaram sobre o preço no mercado, se vale a pena produzir… se mostraram muito interessados”, conta Renata, que também levou os alunos à casa dos jardineiros do Palácio e à casa onde ficam as ferramentas do curso.

Envolvido com jardinagem há 1 ano e meio, Marcos de Carvalho (foto 6) busca no curso uma certificação na área para abrir mais portas no mercado de trabalho: “Busco aprender outras técnicas, conhecer melhor as espécies. Fico sabendo de oportunidades nessa área por colegas, mas me falta um diploma para conseguir uma chance. Pretendo trabalhar em condomínios, em uma oportunidade com carteira assinada”, conta ele, destacando a emoção que lhe é inspirada pela beleza das paisagens e pelo crescimento das plantas como fruto do trabalho.

É o nosso Banco de Talentos em ação em mais uma forma de Capacitação e Aprimoramento através do nosso programa Futuro Agora!

Crédito das fotos: André Gomes de Melo