Ele esteve nos espaços de Sepetiba, Campinho, Prazeres e Gardênia Azul. Na próxima semana, será a vez da unidade Degase Ilha

English_Works_Gardênia

Quatro unidades do projeto Casa Futuro Agora (Campinho, Sepetiba, Prazeres e Gardênia Azul) receberam a visita do pesquisador e professor norte-americano DJ Kaiser. Ele é coordenador de ensino do inglês como segunda língua na Webster University, de St. Louis, nos Estados Unidos.

Depois de três meses de estudos no Uruguai, o professor está no Brasil para participar de uma conferência em Brasília, e antes, quis conhecer projetos que utilizam diferentes tecnologias no ensino do inglês, principalmente em áreas carentes. O EnglishWorks, curso oferecido no projeto, tem como metodologia aulas práticas, interativas e com atividades online.

– É muito interessante ver que projetos como este dão a oportunidade a pessoas de áreas carentes de também aprenderem inglês. Pude perceber que estes jovens querem estar aqui, querem aprender e conhecer novas pessoas (…). A tecnologia é uma grande aliada. Fiquei particularmente interessado em como as videoconferências ajudam no ensino do inglês. Projetos como este democratizam o aprendizado do idioma – disse Kaiser.

Aluna da Gardênia Azul, Juliana Xavier também considera o uso de computador e internet durante as aulas um facilitador do aprendizado. A jovem já havia frequentado classes de uma tradicional escola de idiomas.

– Prefiro o EnglishWorks. As aulas são mais interativas, temos mais liberdade para falar e aprender no nosso próprio ritmo. Acho a metodologia excelente e recomento o curso a todos – declarou Juliana.

O professor americano ainda ressaltou a importância do ensino do inglês, nos dias de hoje:

– As pessoas são cada vez mais cobradas a saberem inglês. Além disso, cada vez mais as mídias produzem em inglês, e o idioma é importante para que todos entendam músicas, vejam filmes e circulem em todos os lugares. O inglês é um idioma que aproxima.

Na próxima semana, Kaiser estará na unidade Novo Degase Ilha, do Casa Futuro Agora.

Os módulos do Curso EnglishWorks são oferecidos nas onze unidades do projeto Casa Futuro Agora – Campinho, Cordovil, Novo Degase Ilha, Novo Degase Penha, Gardênia Azul, Manguariba, Prazeres, São Carlos, São João, Sepetiba e Urucânia. As aulas são voltadas, preferencialmente, para jovens dos 12 aos 17 anos. Para se inscrever, basta procurar um dos espaços.

Além de inglês, as unidades do projeto oferecem ainda cursos de informática, audiovisual e poesia. O Casa Futuro Agora é fruto da parceria entre o RioSolidario, a Cedae e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). A iniciativa é financiada com recursos de indenização trabalhista paga pela Cedae em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPT-RJ contra a companhia.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo