Doadores “pessoa física” e uso de mídias sociais contribuíram para o aumento da arrecadação da Campanha de Páscoa do RioSolidario

 

Entrega de Bombons no Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus

O RioSolidario superou em 58% a meta de arrecadação de caixas de bombom em sua campanha de Páscoa deste ano. A expectativa era alcançar o total de 650 unidades, mas a solidariedade dos doadores elevou este número para o total de 1.027 caixas arrecadadas. Em comparação ao ano passado, as doações também aumentaram, apesar da campanha anterior abranger apenas ovos de páscoa: foram cerca de 700 chocolates.

Outro dado que chamou a atenção foi o aumento do doador ‘pessoa física’. De acordo com Mônica Miranda, as pessoas estão se mobilizando mais dentro de seus núcleos de relacionamento. O uso das mídias sociais facilitou esta rede de solidariedade:

– Os voluntários reúnem para doação um grupo de pessoas do seu local de trabalho, na faculdade, na família e até mesmo em festas, cujo presente é um item a ser doado. As mídias sociais como facebook e whatsapp têm facilitado esta comunicação e o engajamento das pessoas – enfatizou a coordenadora do Programa de Doações.

A inciativa solidária foi adotada pelo motorista Cléber da Cruz Gomes, de 51 anos. Ele mobilizou os amigos do futebol, que acontece semanalmente em um clube na Gávea, na Zona Sul:

– Decidi convocar o pessoal para doar, pois muitos já são pais, alguns com filhos ainda pequenos, que entendem perfeitamente a expectativa de uma criança diante desta data – destacou o atacante, reforçando a receptividade dos amigos.

Com o crescimento da arrecadação, foi possível atender, além das crianças das três creches e do abrigo para vítimas da violência domésticas do RioSolidario, outras instituições sem fins lucrativos. No total, outras sete instituições foram beneficiadas, entre elas a Casa Abrigo betel, que atendeu 80 crianças, segundo Daniel Ignácio, diretor da instituição:

As crianças ficaram muito felizes e ainda conseguimos atender algumas que moram na comunidade no entorno do abrigo. Tem sido de grande relevância o apoio de outras instituições – enfatizou o diretor Casa Abrigo Betel.

 

Festa nas creches do RioSolidario

A entrega dos chocolates foi com muita festa nos Espaços de Educação Infantil do RioSolidario, nesta quinta-feira (13/04). Na creche do Batan, a comemoração contou com várias atividades lúdicas para as crianças, como caça ao ovo da páscoa e brincadeira de roda:

– A expectativa das crianças é grande. Muitas, pela primeira vez, participam de um evento em comemoração à páscoa, pois muitas famílias não tem esse hábito ou até mesmo condições de comprar um chocolate para os filhos – destacou a diretora da creche, Majoi de Paula.

Na creche da Vila do João, na Maré, a entrega das caixas de bombom doadas teve até apresentação artística com as crianças fantasiadas de coelho da páscoa, segundo a diretora, Valéria Paiva.

– Estamos incentivando nossos pequenos a continuar a tradição como uma festa familiar. Aqui, nós somos a família da creche, pois eles ficam conosco durante 10 horas por dia, cinco dias da semana – salientou Valéria.

Já no Espaço Infantil da Cidade de Deus, na Zona Oeste, todos os funcionários participaram dos preparativos, para que a festa também se tornasse uma atividade pedagógica, segundo explicou a diretora Martha Menezes:

– Com as atividades lúdicas, trabalhamos a psicomotricidade das crianças, o convívio social e a assimilação dos conteúdos, por exemplo – enfatizou a diretora, que saiu da rotina de gestão administrativa e preparou um bolo em formato de coelho para a festa.

 

Relação das instituições beneficiadas

Espaço de Educação Infantil do Batan – RioSolidario

Espaço de Educação Infantil Vila do João – RioSolidario

Espaço de Educação Infantil. Cidade de Deus – RioSolidario

Casa Abrigo Lar da Mulher – RioSolidario

 

Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef)

Cruzada Pela Infância do Leme

APAE de Queimados

Instituição Educacional de Nossa Senhora Aparecida – IENSA

Educandário Romão Duarte

Abrigo Betel

Educandário Nossa Senhora das Dores

 

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: Divulgação