Parceria entre RIOSOLIDARIO, Governo do Estado e hemocentro promove adesão de voluntários

Foto:Bruno Itan

Foto:Bruno Itan

Em mais uma ação coordenada pelo RIOSOLIDARIO, voluntários do Governo do Estado doaram sangue na manhã desta quarta-feira (11/02) no Hemorio, no Centro. O período do Carnaval é sempre crítico para o estoque de sangue. Por este motivo, anualmente o hemocentro promove a campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que já está na 12ª edição.

A iniciativa acontece no período em que as pessoas estão voltadas para a questão do Carnaval, feriado prolongado, justamente quando também aumenta a demanda por doação de sangue. Para apoiar a campanha, o RIOSOLIDARIO disponibilizou transporte para levar os voluntários à unidade.

– Esta foi uma grande parceria e a gente espera que seja a primeira de muitas porque tem tudo para dar certo – afirmou Neusimar Carvalho, chefe do setor de promoção à doação.

Para a jornalista Fabiana Ferreira Pires Tavares, que trabalha na Secretaria de Estado de Saúde, ajudar outras pessoas, especialmente, neste período de festas, quando acontecem mais acidentes, é muito importante.

– Devemos colaborar para fazermos um mundo melhor – disse a jornalista.

A técnica de saúde bucal da UPA de Botafogo, Amália Regina Cruz de Moraes, doou pelo segundo ano consecutivo e disse acompanhar pela internet as campanhas do Hemorio.

– Eu tenho acompanhado pela internet muita gente precisando e que falta muito voluntário, então, formar um grupo e doar é muito importante e de grande ajuda – explicou ela.

Quem pode doar?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados; portanto, estará aberto em TODOS os dias do Carnaval), das 7 às 18 horas.