Iniciativa de Responsabilidade Social atende jovens de 16 a 21 anos em busca da primeira experiência profissional

 

Portal do Futuro - foto de Luciana Tancredo 3

Participantes do Banco de Jovens do RioSolidario podem se inscrever para participar da seleção para uma das 600 vagas do programa Portal do Futuro, uma das mais importantes iniciativas de Responsabilidade Social do Sistema Fecomércio RJ. O Senac RJ está com inscrições abertas no programa, voltado para a inclusão de jovens entre 16 e 21 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.

O programa pedagógico vai além da capacitação profissional, promove o desenvolvimento de competências comportamentais – pessoais e profissionais -, visando preparar os participantes para a primeira experiência no mercado de trabalho. Os alunos recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de promover a vivência profissional em uma empresa. Com a priorização do desenvolvimento das competências comportamentais, o Portal do Futuro contribui não apenas para a inserção, como também para a permanência desses jovens no mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa de empregabilidade da instituição, 63% dos participantes do programa conseguem ingressar no mercado formal de trabalho após concluírem o programa, que, em 2016, recebeu mais de 5 mil inscrições.

Requisitos para participar

  • Ter entre 16 e 21 anos
  • Renda familiar per capita de até dois salários mínimos
  • Cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio.

Documentação – Para o processo seletivo, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos), comprovante de escolaridade e de residência (menores de 18 devem apresentar documentação do responsável).

 Cadastro

O Portal do Futuro recebe inscrições até 24 de fevereiro pelo site www.rj.senac.br/portaldofuturo2017. As aulas começam no dia 27 de março.

Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Senac: 4002-2002

 

Conheça como é o programa Portal do Futuro

O Portal do Futuro existe desde 2000 e já formou mais de 8 mil pessoas. Seu objetivo é atuar junto ao adolescente para transformá-lo tanto no convívio social quanto para a vida profissional. Durante os sete meses de duração, os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, os focos são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional no curso escolhido nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho e já pode ser encaminhado para oportunidades de emprego através do Click Oportunidades, um serviço exclusivo do Senac RJ que conecta talentos ao mercado de trabalho.

Outras informações podem ser obtidas pelo site do Portal do Futuro (www.rj.senac.br/portaldofuturo2017) ou pelo Disque Senac: 4002-2002

Serviço:

Inscrições: até 24 de fevereiro

Endereço eletrônico: www.rj.senac.br/portaldofuturo2017

Início das aulas: 27 de março

 

Crédito: Luciana Tancredo