Novas vagas foram abertas para crianças de 9 a 12 anos, além de turmas para oficinas e workshops

Colônia de férias no São João

A diversão para a criançada do Morro São João, no Engenho Novo, continua até o próximo dia 26. Nesta semana, a segunda etapa da Colônia de Férias do Sesc Rio começou com 60 novas vagas para meninos e meninas entre 9 e 12 anos. A iniciativa, organizada pelo programa Comunidade em Ação, em parceria com o Governo do Estado, o RioSolidario e o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc Rio e do Senac RJ, também oferece oficinas e workshops para jovens a partir de 14 anos e adultos.

No espaço do CIEP 205 – Frei Agostinho Fíncias, das 13h às 17h, acontecem atividades como brincadeiras, prática de esportes, lanche e escovação de dentes. A pequena Elen Santos, de 9 anos, participa pela segunda vez da Colônia de Férias. Moradora da comunidade, ela esteve na turma da primeira edição do evento, que aconteceu em janeiro, e pediu para a mãe para se inscrever novamente.

– É muito bom porque aqui tem mais gente para brincar e também ganho novos amigos – comemorou a menina, durante a recreação na sala da escola.

Já os jovens e adultos participam de oficinas de Caminhada Fotográfica, Fotografia com Celular, DJ, Teatro, Montagem de Arranjos Florais, Confecção de Bolsas de Tecido, Customização de Camisetas, Bijuterias, Essências para aromatização de ambientes e Grafite.

Eunice Maria Caetano, de 59 anos, levou os quatro netos para a Colônia de Férias e aproveitou para fazer a oficina de bijuterias.

– Trabalho como doméstica, mas sempre que posso procuro cursos para fazer. Já tinha feito o de arranjos florais e agora comecei o de bijuterias. É muito bom ter essa oportunidade dentro da comunidade – disse Eunice.

A dona de casa Aparecida Luiza da Silva, de 53 anos, também decidiu se dedicar ao curso em busca de uma nova renda.

– Gosto de fazer esse tipo de trabalho. Quero continuar estudando e abrir o meu próprio negócio – planeja.

Leia mais:

Colônia de Férias oferece atividades para crianças, jovens e adultos do Morro São João

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: André Gomes de Melo