Instituição participou de fim de semana de atividades socioculturais promovidas em parceria com o Sistema Fecomércio RJ

Base S_Três Rios

O RioSolidario realizou mais de 90 atendimentos, em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, durante o evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S”. O município foi o quarto a receber o projeto organizado pelo Sistema Fecomércio RJ para promover inclusão social e capacitação profissional em todo o estado do Rio de Janeiro.

No espaço da instituição, 30 jovens entre 14 e 29 anos preencheram a ficha de inscrição no Banco de Talentos do programa Futuro Agora. Eles puderam ainda tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, como quais os documentos necessários na hora da contratação.

– Com o cadastro, os jovens passam a fazer parte do nosso Banco de Jovens. Com isso, podem ser encaminhados para oportunidades de emprego, por meio de programas como o Jovem Aprendiz, mas também de estágios e cursos de qualificação profissional. Nosso objetivo é que consigam vagas aqui mesmo na região – destacou a coordenadora do programa Futuro Agora, Aline Bieites.

A ONG já possui parcerias com empresas como Nova Cedae, MetrôRio e BR Marinas, para vagas no programa Jovem Aprendiz, além de Carvalho Hosken e Rede Windsor de Hotéis, para cursos na área de hotelaria. Para conquistar uma vaga, é importante que o jovem mantenha seu cadastro sempre atualizado junto à instituição, acessando www.riosolidario.org > Programas > Futuro Agora > Banco de Jovens.

O RioSolidario também fez 60 atendimentos ao público, com encaminhamentos para programas sociais, órgãos públicos e outras instituições. E realizou cadastros no Mapa da Pessoa com Deficiência, banco de dados elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae RJ. O objetivo é ajudar na formação de políticas públicas para pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.

– O Plantão Social do RioSolidario tirou as dúvidas e direcionou as pessoas atendidas, de acordo com o caso. Também recebemos seis pessoas com deficiência. Destas, três continuarão a ser atendidas por nós – disse a coordenadora do Plantão Social, Raimunda Veras.

Ação Social

Em Três Rios, a Praça São Sebastião foi escolhida para receber os serviços do Sesc Rio e do Senac RJ. Durante o fim de semana (30/04 e 01/05), foram realizadas oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para crianças e adultos.  O RioSolidario participou dos dois dias de atividades.

Além do município do Centro-Sul Fluminense, o projeto já passou por Miguel Pereira, Angra dos Reis e Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Volta Redonda será a próxima cidade a receber as atividades promovidas pelo Sistema Fecomércio RJ, nos dias 07 e 08/05, além da quarta etapa do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro 2015-2020.

A ação segue com atividades em Barra do Piraí (21 e 22/05), Valença (11 e 12/06), Teresópolis (18 e 19/06), Itaperuna (02 e 03/07), Barra Mansa (16 e 17/07), Rio das Ostras (30 e 31/07), Petrópolis (13 e 14/08), Macaé (27 e 28/08), Cabo Frio (10 e 11/09), Niterói (24 e 25/09) e Rio de Janeiro (08 e 09/10).

Leia mais

Jovens de Miguel Pereira se cadastram no Banco de Talentos do RioSolidario

Banco de Jovens chega a Angra dos Reis em ação com Fecomércio

RioSolidario participa de ações sociais na Rocinha

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Divulgação