Comemorações marcaram o dia das crianças com muita diversão e atividades recreativas

 

Creche do Batan

Gargalhadas de felicidade e muita alegria marcaram as festividades pelo dia das crianças nas creches do RioSolidario e na Casa Abrigo Lar da Mulher, que recebe mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.

Nesta quinta-feira (12/10), a Casa Abrigo Lar da Mulher realizou a festa para os meninos e meninas que moram com as mães no espaço.

Segundo a coordenadora do Lar da Mulher, Roberta Rosa, os brinquedos distribuídos, todos novos, foram doados para a ONG RioSolidario:

– Esta data é muito importante para as crianças, tão importante quanto o natal, principalmente por conta da influência dos comerciais de televisão. As crianças criam um expectativa em torno dessas datas. É importante proporcionar este tipo de carinho e de atenção para que a criança se sinta amada. No caso das crianças institucionalizadas, uma festa e um presente são formas de não submetê-las a mais uma frustração,  tendo em vista que elas já estão impedidas de convívio com os amigos

No Espaço de Educação Infantil da Vila do João, na Maré, a comemoração durou quase uma semana. Todas as atividades tiveram também objetivo pedagógico, como explicou a diretora da creche, Valéria Paiva:

– Desenvolvemos várias atividades extraclasse, visando dar a criança oportunidade de lazer e sociabilidade educativa.

Com o tema do seriado Turma do Chaves, as crianças se divertiram com peça teatral, exibição de filme, atividades de manutenção da horta comunitária na creche, oficinas com atividades recreativas, entre várias outras atividades. O encerramento foi nesta quarta-feira (11/10) com a participação dos responsáveis dos alunos. Após o  lanche de integração, os pequenos ganharam uma bolsinha com guloseimas e um carro de papelão, que as crianças usaram como fantasia em uma atividade sobre educação no trânsito. O brinquedo foi confeccionado pelas professoras e recreadoras.

Já na creche do Batan, a festividade foi realizada na semana anterior, mas também com muita animação e expectativa das crianças. Foi um dia só de brincadeiras: com piscina de bolinha e um pula-pula. As crianças levaram bicicletas e velocípedes. O dia de brincadeira foi encerrado com um lanche.

– A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando `a criança um ambiente feliz, acolhedor e amável – enfatizou a diretora do Espaço de Educação Infantiil, Majói de Paula.

A creche da Cidade de Deus terá a celebração do Dia das Crianças na próxima semana.