Crianças ganharam presentes que foram arrecadados durante a Campanha Natal Solidário

RJ 17-12-2018- Natal na creche Vila do João. Fotógrafo: André Gomes de Melo

Os Espaços de Educação Infantil mantidos pelo RioSolidario nas comunidades do Batan, em Realengo, Cidade de Deus e Vila do João, na Maré, realizaram festas de Natal para 622 crianças que frequentam as unidades. Todos os pequenos saíram das comemorações com os brinquedos que pediram em cartinhas para o Papai Noel e foram arrecadados na Campanha Natal Solidário. O bom velhinho foi a grande estrela dos eventos, mas não faltaram atrações para entreter os pequenos.

Na Cidade de Deus, além dos pula pulas doados pelos pais para animar a festinha, as crianças se esbaldaram em um chuveirão que espantou o calorão de quase 40º do Rio de Janeiro. Os funcionários da unidade conseguiram arrecadar recursos para preparar um lanche especial para os 203 alunos, com hamburguinho, joelho, mini pizza, bolo e muito brigadeiro. Por lá, a festa começou às 8h30 e só terminou às 14h. Todos saíram da creche com roupinhas de Papai e Mamãe Noel confeccionadas pelos professores e recreadores.

– Essa festa é uma realização também para os funcionários, que passaram um mês trabalhando em todos os detalhes. É muito prazeroso ver a felicidade no rostinho deles, o brilho no olhar. A magia do Natal precisa existir também em um lugar como a Cidade de Deus, que não tem uma realidade ideal para uma criança. Até os pais se emocionaram, porque muitos não teriam condições de comprar os presentes de natal – disse a pedagoga da creche da Cidade de Deus, Ana Paula Simões.

Na Vila do João, as crianças foram embaladas pelas músicas natalinas cantadas pelo Papai Noel. A hora mais esperada foi a entrega das bonecas e carrinhos para os 221 pequenos que frequentam o espaço.

– As nossa recreadoras se vestiram de Mamãe Noel para proporcionar um dia maravilhoso para as nossas crianças. É importante que a gente não deixe a magia do natal morrer – disse a diretora da unidade, Neide Fernandes.

Na creche do Batan, as 200 crianças se divertiram com brincadeiras como chute a gol e bambolê, além de jogos pedagógicos. Um lanche com bolo de baunilha com chocolate, brigadeiro e suco de frutas elaborado pela nutricionista foi servido para os pequenos.

– Além do presente do Papai Noel, as crianças também ganharam presentes artesanais feitos pelas professoras. Elas ficaram tão felizes. Estavam super ansiosas, perguntando pelo Papai Noel. Foi tudo muito lindo – disse a coordenadora pedagógica do Batan, Elisabete Gonçalves.

Conheça as creches

O RioSolidario mantém três creches que garantem desenvolvimento infantil, interação e educação psicopedagógica a crianças a partir dos 4 meses até os 4 anos de idade. Localizadas nas comunidades da Vila do João, no Complexo da Maré, Cidade de Deus e Jardim Batan, em Realengo, os Espaços de Educação Infantil funcionam em horário integral, das 7h às 17h, com ensino nas modalidades creche e pré-escola, oferecendo cinco refeições diárias preparadas por nutricionistas. Elas possibilitam também que pais e mães possam sair para trabalhar sem que os filhos não tenham onde passar o dia.