Em poucos cliques, interessados podem escolher o valor da contribuição e ajudar ações da ONG

Creche

O RioSolidario dispõe agora de mais uma ferramenta para quem deseja ser doador solidário da instituição: o PayPal. Em poucos cliques, é possível escolher o valor destinado às ações da ONG e se deseja ser um doador recorrente (com contribuições mensais).

Para doar utilizando a ferramenta, basta acessar: www.riosolidario.org/participe e clicar no botão amarelo “Doar”. Depois, é preciso digitar o valor da contribuição e acessar a conta do PayPal, por meio de login e senha. Na página, há ainda informações para quem prefere contribuir por depósito ou transferência bancária.

Os valores recebidos ajudam instituições que cuidam de idosos, dependentes químicos, crianças, população em risco e situação de vulnerabilidade social ou outras ações para apoio e transformação social.

– Recebemos doações tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas. Elas são importantes para que continuemos a ajudar as mais de mil instituições cadastradas no nosso banco. Elas também contribuem para os atendimentos realizados pelo nosso Plantão Social – explica Monica Miranda, coordenadora do Programa de Doações. De janeiro a abril deste ano, o RioSolidario entregou mais de 15,8 mil itens a instituições parceiras.

Projetos

A ONG mantém ainda uma série de projetos, como os três Espaços de Educação Infantil (Batan, Cidade de Deus e Vila do João), que atendem crianças de quatro meses aos quatro anos. As creches funcionam em horário integral, oferecendo cinco refeições diárias.

Por meio do seu Banco de Jovens e sua rede de parceiros, o RioSolidario também encaminha jovens de 14 a 29 anos, preferencialmente em situação de risco e vulnerabilidade social, para ofertas de estágio, emprego e qualificação profissional. Cedae e Hospital do Carmo são exemplos de parceiros que já recebem meninos e meninas por meio do programa Jovem Aprendiz.

Outros projetos, como Comunidade em Ação, no Morro São João; Casa Futuro Agora, em 11 polos espalhados pelo Rio; e a Escola Carvalho Hosken de Hotelaria, no Hilton Barra, oferecem cursos que ajudam esses jovens a se prepararem para o mercado de trabalho. BR Marinas, Sistema Fecomércio RJ e CIEE RJ também estão entre os parceiros.

A instituição ainda mantém a Casa Abrigo Lar da Mulher, que recebe mulheres vítimas de violência doméstica; e o programa Autonomia Sim, de promoção da autonomia à pessoa com deficiência. Outros projetos como Novo Cidadão, Ação Social pela Música e Via Lilás, além de cursos e oficinas desenvolvidos pelo Instituto Masan, também recebem o apoio do RioSolidario.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo / Bruno Itan / Divulgação