Espaço realizará cadastro de jovens e palestras para pessoas com deficiência

O RioSolidario marca presença na Feira do Empreendedor 2015, que acontece a partir desta quinta-feira (12/11), no Riocentro, com ações voltadas para jovens de comunidades carentes e pessoas com deficiência. Em parceria com o Sebrae-RJ, o objetivo é levar o tema autonomia para a feira. Até o próximo domingo (15/11), o espaço contará com palestras sobre capacitação e mercado de trabalho. Entre os convidados estão o atleta paralímpico Clodoaldo Silva e representantes de instituições que atendem pessoas com deficiência.

A parceria também garantiu que toda a área do evento fosse preparada com acessibilidade para as pessoas com deficiência. Além disso, quatro cadeirantes, convidados pelo RioSolidario, trabalharão no atendimento ao público da feira, durante os quatro dias.

– O RioSolidario abraçou a causa da pessoa com deficiência e a Feira do Empreendedor é um espaço importante para divulgarmos o tema. Vamos aproveitar o evento para falar de oportunidades e mostrar que é possível dar mais autonomia à nossa população com deficiência – disse a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, que participará da abertura da feira nesta quinta-feira (12/11), às 17 horas.

No espaço, o público poderá ainda obter informações sobre o Mapa da Pessoa com Deficiência, que está sendo elaborado em parceria com o Sebrae-RJ. O objetivo é identificar e localizar as pessoas que possuem algum tipo de deficiência no estado do Rio de Janeiro e, a partir daí, criar um banco de dados que ajude na formatação de políticas públicas voltadas para essa população.

Na sexta-feira (13/11), às 20h, o Grupo Corpo em Movimento da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) fará uma apresentação para os colaboradores do Sebrae para estimular ainda mais o compromisso com a autonomia.

Durante a feira, a equipe do RioSolidario também realizará o cadastramento de jovens no Banco de Talentos. O objetivo é encaminhar meninos e meninas de comunidades carentes ou em risco social, incluindo pessoas com deficiência, para vagas em empresas por meio do programa Jovem Aprendiz.

Empreendedor – Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil, a Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae-RJ, acontecerá de 12 a 15 de novembro no Riocentro. O evento reúne em um único local, informações sobre abertura de empresas, gestão, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados, oportunidades e crédito aos empreendedores. Durante a Feira do Empreendedor serão realizadas palestras, oficinas de capacitação, informações sobre oportunidades de negócio e atendimento individual com Orientadores de Negócios do Sebrae.

Confira a programação do Espaço RioSolidario:

Dia 12/11 (quinta-feira), às 13h – Palestra sobre o Mapa da Pessoa com Deficiência 
William Machado – Secretário Municipal da PCD de Três Rios
Luciana Krauss Rezende – Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde

Dia 13/11 (sexta-feira), às 14h30 – Palestra sobre Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência
Clodoaldo Silva, atleta paralímpico
Luciana Moreira, Especialista em Diversidade e Inclusão do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Dia 14/11 (sábado), às 14h30 – Palestra sobre Capacitação e Qualificação da Pessoa com Deficiência 
Guilherme Meyer Ramalho – Presidente da Andef
Marisa Guimarães – Assistente Social do Instituto Benjamin Constant

Dia 15/11 (domingo), às 13h – Palestra sobre Empreendedorismo voltado para a Pessoa com Deficiência 
Célia Domingues – Presidente AMEBRAS – Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil

 

SERVIÇO:

Feira do Empreendedor 2015

Abertura: 12/11 (quinta-feira), às 17 horas

Data: de 12 a 15/11, das 12 às 21 horas

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Pavilhão 3 – Barra da Tijuca