Estudantes se cadastraram no Banco de Jovens para projetos de capacitação

S48A5583

Jovens entre 14 e 24 anos puderam se cadastrar no banco de talentos do RioSolidario, durante a Ação Global Nacional 2015, neste sábado (30/05), no antigo Jardim Zoológico de Vila Isabel. Quem visitou o estande da ONG também conheceu os principais programas sociais voltados para crianças, jovens, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência doméstica. O Banco de Jovens faz parte do programa Futuro Agora, dedicado a adolescentes de comunidades carentes. A iniciativa busca gerar oportunidades no mercado de trabalho e promover a educação e a capacitação por meio de parcerias. Os estudantes cadastrados poderão participar de processos seletivos.

– Estamos cadastrando jovens, sobretudo de comunidades carentes, em nosso banco de dados. Temos diversas parcerias e estes meninos e meninas poderão ser convocados. Atualmente nossos principais parceiros são o Detran/RJ, a Cedae e o MetrôRio, estes dois últimos possuem o programa Jovem Aprendiz. Também estamos fechando novas parcerias com a Coca-Cola e com os cursos de hotelaria Windsor. O foco nos jovens é fundamental para nós. Estamos incrementando nossos projetos direcionados a este público – disse a coordenadora do projeto, Aline Bieites, afirmando que o banco já passou a marca de 700 jovens inscritos.

Em busca do primeiro emprego

Pierre Velasco, de 14 anos, compareceu à Ação Global para fazer o cadastro no Banco de Jovens do RioSolidario.

– Estou aqui porque gostaria de ter minha primeira experiência profissional. Acho importante para o meu futuro. Estou torcendo para ser chamado – contou.

A estudante Sthefany Araújo, de 16 anos, também espera conseguir uma vaga.

– Preciso ajudar minha família financeiramente e aprender cada vez mais para seguir em frente na minha vida profissional. Este cadastro é uma oportunidade de ouro – afirmou.

Com o tema “Qualidade de Vida”, a 22ª edição da Ação Global aconteceu simultaneamente em 26 estados e no Distrito Federal. Os visitantes contaram, gratuitamente, com emissão de documentos, orientação sobre problemas de saúde e questões jurídicas, cadastro de empregos, corte de cabelo e atividades de esportes e lazer para adultos e crianças. Durante o evento, os participantes também receberam dicas de segurança e de prevenção de acidentes domésticos, de alimentação e hábitos saudáveis, com ensino de preparo de refeições nutritivas de baixo custo, com reaproveitamento de alimentos.

Fotos: André Gomes de Melo