Publicação traz debates, depoimentos e imagens de evento realizado pelo RioSolidario, em setembro

II Encontro

Os debates e palestras do II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, realizado em setembro de 2015, no Centro do Rio, agora ganharam as páginas de um livro. A nova edição, lançada pelo RioSolidario, em parceria com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), reúne os temas discutidos com representantes dos governos, instituições e empresas, imagens e histórias de pessoas que superam todos os dias as dificuldades da deficiência.

– Tivemos um ótimo resultado com o primeiro encontro, que geraram conquistas importantes para a nossa população com deficiência. Lançamos editais para apoio a instituições, realizamos ações de conscientização e fechamos parcerias para inserção de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Diante disso, demos continuidade ao trabalho e reunimos todos para um novo debate no segundo encontro – afirma a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

– Lutamos por um estado cada vez mais justo e que apoie de fato projetos e instituições dedicadas à pessoa com deficiência. Para isso, a Loterj já entregou milhões de reais a diversas instituições sem fins lucrativos, contribuindo para que o Rio de Janeiro se torne um exemplo e uma referência – completa o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo Almeida.

O livro traz a descrição dos dois temas debatidos: a Lei Brasileira de Inclusão e os desafios da reabilitação. Na primeira discussão, o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Geraldo Nogueira, falam sobre as conquistas e desafios da nova legislação. A publicação disponibiliza ainda um guia rápido com as principais mudanças na lei, os vetos e as justificativas.

Já a segunda parte conta com os depoimentos da deputada federal Mara Gabrilli, do ex-secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, da secretária Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Georgette Vidor, e do administrador da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Telmo Hoelz, num debate sobre a reabilitação da pessoa com deficiência.

Além disso, é possível conferir a palestra motivacional do presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, Sandro Laina. Ele fala sobre a experiência da equipe brasileira no Parapan de Toronto, e da importância da prática do esporte para as pessoas com deficiência.

A publicação também traz depoimentos de pessoas que participaram da ação “Rio Consciente”, que aconteceu na Praça XV. Durante quatro dias, mais de 600 visitantes passaram por um circuito que simulava as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais, auditivos e cadeirantes.

Clique aqui e confira a edição completa do II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: Bruno Itan