Ao todo, a ONG doou mais de 2.800 itens. No primeiro semestre, instituições e secretarias parceiras receberam mais de 20.700 artigos

Doação_Betel

O Programa de Doações do RioSolidario chegou a nove municípios do estado do Rio de Janeiro, apenas em junho. Ao todo, foram entregues a instituições e secretarias 2.855 itens variados, incluindo artigos de cama e banho, roupas e aparelhos eletrônicos, que podem ser utilizados em bazares e rifas.

– As nossas doações de junho reafirmam o compromisso do RioSolidario de chegar a todo o estado. Este mês, optamos por doar artigos importantes para o frio, como edredons e fraldas geriátricas. Estamos sempre atentos às demandas das entidades parceiras cadastradas no nosso banco – explicou Monica Miranda, coordenadora do Programa de Doações.

Três abrigos para pessoas com deficiência: Lar Santa Catarina, de Petrópolis (Região Serrana), Lar Maria de Lourdes, de Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio), e Casa Abrigo Betel, de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), receberam doações do RioSolidario. Foram entregues uma televisão, um videogame PlayStation 3, além de artigos como edredons e lençóis, a cada um dos espaços.

– Atendemos a 36 crianças e jovens com deficiências físicas e mentais. Nos últimos meses, percebemos uma queda nas doações, então os produtos do RioSolidario vieram em boa hora – disse Fernanda Ávilla, presidente do Lar Santa Catarina.

As Apaes de Pinheiral e Itatiaia (Região do Médio Paraíba), além da Obra Social Novo Amanhecer, de São João de Meriti (Baixada Fluminense), Sociedade de Amigos do Morro dos Prazeres e o Grupo Assistencial Professor Eurípedes Barsanulpho, do Rio de Janeiro, também foram beneficiados.

O RioSolidario também atendeu a demandas das secretarias de Promoção Social de Laje de Muriaé e de Assistência Social de Aperibé (Noroeste Fluminense), e da Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios (Centro-Sul Fluminense).

Ao todo, no primeiro semestre de 2016, o RioSolidario doou mais de 20.700 itens a instituições e secretarias parceiras.

Campanha do Agasalho

A ONG também está participando da Campanha do Agasalho 2016, que segue recolhendo roupas de frio, latas de leite em pó e fraldas geriátricas até 29 de julho, nos seguintes pontos de coleta: Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPGE), Cedae, Secretarias de Estado de Educação, Saúde e Ambiente, Detran RJ, Procon-RJ, Casa Civil, Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) e Defesa Civil. O objetivo é promover a cultura de responsabilidade social juntos aos servidores do Estado.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo / Divulgação