Quatro entidades receberam cerca de 4,2 mil peças doadas por duas confecções de Petrópolis

CM Rio Solidario doação OCA 6

O RioSolidario entregou 4,2 mil peças de roupas femininas a quatro instituições do estado do Rio de Janeiro, cadastradas no seu banco de parceiros. As peças foram produzidas e doadas pelas confecções Nardo Puro e Árvore e seus Frutos, ambas de Petrópolis, na Região Serrana.

O Lar dos Velhos Antônio e Jacinta Schwartz Vieira, de Porciúncula, na Região Noroeste Fluminense, foi uma das entidades beneficiadas. A maior parte das 1,5 mil peças de roupas recebidas será vendida em um bazar, organizado pela própria instituição.

– O dinheiro arrecadado será usado para comprar uma máquina de lavar, pois precisamos atender às normas da Anvisa. Vamos também deixar algumas peças para os nossos residentes – completou Marly Vieira, presidente do Lar dos Velhos, que acolhe 52 idosos, com doenças como Parkinson, Alzheimer e alcoolismo.

Já a Organização Cultural Alternativa (OCA) foi contemplada com 750 peças de roupas femininas, entre blusas, vestidos, saias, shorts e calças. Além de também organizar bazares, a instituição de Olaria, Zona Norte do Rio, pretende ainda encaminhar parte das doações para famílias atendidas e participar de eventos e brechós para vender o restante das peças.

– Recebemos doações de pessoas físicas, mas estamos passando por dificuldades, por conta da crise. Nosso objetivo é gerar renda com as roupas – disse André Luiz Nogueira, presidente da OCA. Atualmente, 48 crianças carentes com deficiências físicas e intelectuais fazem reabilitação gratuitamente na instituição, que também organiza eventos culturais e festas para a comunidade.

O RioSolidario também encaminhou 1,2 mil roupas para o Amparo Thereza Christina, que abriga 63 idosas carentes. A instituição fica no Riachuelo, Zona Norte do Rio. Outra entidade beneficiada foi o Centro Espírita Maria Angélica (CEMA), do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, que recebeu 750 peças.

Outras doações

No ano passado, o RioSolidario recebeu a doação de 12 mil roupas femininas, produzidas pelas confecções Nardo Puro e Árvore e seus Frutos. Uma parte das peças já havia sido doada a presas e funcionárias da Unidade Materno Infantil (UMI), do Complexo de Gericinó, em Bangu, durante a I Semana Estadual do Bebê; e a outras instituições parceiras da ONG.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Carlos Magno e Maurício Pingo