Mais de 100 brinquedos fizeram a alegria da criançada

RJ 13-01-2017. Doação de brinquedos para a creche comunitária Tia Alice - Jaceré. Fotógrafo; André Gomes de Melo

Olhares curiosos e expectativa. Foi assim que as crianças da Creche Comunitária Tia Alice, localizada no Jacaré, na Zona Norte do Rio, receberam as doações de brinquedos entregues pelo RioSolidario, na sexta (13/01).  O espaço educacional tem 90 alunos e, no total, foram entregues cerca de 100 brinquedos.

As doações foram arrecadadas nas campanhas de natal organizadas por funcionários da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), da empresa de telefonia Oi e pelo aluno de uma rede de academias, Rodrigo Costa. Inicialmente, os brinquedos recolhidos eram para as três creches do RioSolidario (Batan, Cidade de Deus e Vila do João) e para as crianças da Casa Abrigo Lar da Mulher, mas, como o número de doações superou as expectativas, foi possível, também, doar o restante dos brinquedos aos alunos da Creche Tia Alice.

Segundo Mônica Miranda, coordenadora do  Programa de Doações do RioSolidario, a escolha da Creche levou em consideração a situação de vulnerabilidade social das crianças:

– A campanha foi excelente. O que chamou a atenção, além do fato de todos os brinquedos serem novos e de muita qualidade, foi a doação específica de pessoa física. É interessante, pois, além das instituições, também foi possível trabalhar a questão da solidariedade e voluntariado da pessoa física. Acho importante priorizar instituições que realmente precisem. Esse é o trabalho do RioSolidario, que é focar em famílias em grande vulnerabilidade social – frisou a coordenadora.

O diretor-fundador da Creche Comunitária Tia Alice, Marcos Martins de Castro, destacou a importância das doações para a creche, que atende algumas crianças em risco social:

– A doação foi maravilhosa. Ficamos muito felizes. Para as crianças foi muito importante, pois estamos em uma comunidade muito carente. Muitas delas não tem o que comer em casa e, de repente, chegam em casa com um brinquedo novo, um brinquedo bom. Só temos a agradecer – enfatizou o diretor da creche.

Agarrado a um carrinho, o pequeno Everson, de três anos, foi enfático e gracioso ao falar de seus planos com o novo brinquedo:

– Brincar com meu primo.

 

Creche Comunitária Tia Alice

A Creche Comunitária Tia Alice foi fundada em 2006, na Associação de Moradores Tancredo Neves, e foi construída pelos próprios moradores, com apoio financeiro durante três anos da ONG suíça Vivamos Mejor. O Rotary Club também é um importante apoiador da creche. Em 2016, a unidade educacional firmou convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

A unidade atende crianças entre um e três anos e onze meses de idade. Mesmo no período de férias escolares, a creche permanece funcionando, principalmente, para auxiliar os novos alunos no período de adaptação.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: André Gomes de Melo