Dez meninos e meninas estiveram na ONG para participar da primeira etapa do processo seletivo do programa que seleciona jovens aprendizes para a empresa

Os jovens inscritos no Banco de Talentos do RioSolidario podem agora concorrer a vagas na rede de farmácias Raia Drogasil, nova parceira da ONG. Por meio do programa Primeiros Passos, a empresa contrata meninos e meninas de 17 a 22 anos, que tenham concluído ou estejam no último ano do Ensino Médio, para atuarem como jovens aprendizes.

– Não precisa ter experiência. Buscamos pessoas que tenham vontade de crescer dentro da empresa, pois temos um plano de carreira e muitas possibilidades de ascensão. Nosso objetivo é mantê-los conosco, depois do fim do contrato de Jovem Aprendiz – ressalta Alessandra Cêa, analista de RH da Raia Drogasil.

Nesta quinta-feira (20/10), dez jovens estiveram no RioSolidario para participar da primeira seleção. Depois de análise curricular, os meninos e meninas participaram de entrevista, com a participação do RH da empresa. A próxima etapa do processo seletivo terá provas de matemática, português e redação.

A Raia Drogasil está oferecendo 15 vagas em farmácias da Zona Sul do Rio de Janeiro. Os jovens aprovados ajudarão em atividades como atendimento aos clientes, reposição de produtos, controle de estoque, estratégias de promoção, entre outras.

As jovens Suane Silva, de 22 anos, e Keyla Silva, de 20 anos, já foram jovens aprendizes em outras empresas, e acreditam que o programa é uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

– Ser jovem aprendiz é também uma oportunidade de aprendizado, já que penso em fazer faculdade de administração – disse Suane.

– O que mais me chamou a atenção é que a empresa dá muitas oportunidades de crescimento profissional, principalmente se tivermos estudando. Também quero fazer administração – completou Keyla.

O programa tem duração de 15 meses. Pela jornada de quatro horas diárias (de segunda a sexta-feira), os jovens receberão salário de cerca de R$ 500, e tem acesso a benefícios opcionais, como convênios médico e odontológico, auxílio refeição ou alimentação e vale-transporte.

Banco de Talentos

O banco de talentos do RioSolidario tem como proposta cadastrar jovens entre 14 e 29 anos, que estejam em risco ou vulnerabilidade social e sejam oriundos, preferencialmente, de comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro. O Banco de Jovens já conta com mais de 4800 meninos e meninas inscritos.

Texto e Fotos: Gabriela Murno