A pandemia do Covid-19 vem causando grandes danos econômicos e sociais, agravando drasticamente a situação da população mais vulnerável. O RioSolidario sempre atento e comprometido com as causas que envolvem pessoas em vulnerabilidade social, não poderia deixar de contribuir e apoiar quem precisa neste momento emergencial. A instituição se uniu ao projeto Tropa da Solidariedade e distribuiu 3 mil refeições em três dias.

As estruturas dos Espaços de Educação Infantil gerenciados pelo RioSolidario serviram de base para o preparo das refeições. As cozinheiras das creches e toda equipe foi mobilizada, a doação de um fogão industrial e de alimentos realizada por parceiros e o time Tropa reunido permitiu o preparo e a distribuição de 1 mil refeições por dia em três dias de ação, totalizando 3 mil. Foi a rota solidária que percorreu bairros da cidade afetados pela fome como Lapa, Glória, Praça Tiradentes, Candelária, Central do Brasil, Copacabana e  Rocinha.

“Acreditamos que, além de refeições, levamos também acolhimento, troca de experiências, calor humano e solidariedade, mostrando para essas pessoas que elas não estão sozinhas, que estamos atentos e em ação permanente”, ressaltou o diretor executivo do RioSolidario Himalaia Galvão.

Desde o início da pandemia, a Tropa da Solidariedade, liderada pelo rapper Shackal, vem realizando ações de entrega de cestas básicas, álcool gel, material de limpeza, roupas e refeições com alimentos orgânicos, adquiridos de pequenos agricultores para pessoas em situação de rua e favelas, já tendo beneficiado mais de sete mil famílias. O projeto conta com uma equipe de quase 50 voluntários. Você pode conhecer mais aqui.

“Os impactos da desigualdade são vistos na renda ou no acesso a serviços. Mas, mesmo em meio a essa situação, existem pessoas dispostas a ajudar a quem precisa. “A barriga não espera a cabeça raciocinar. Com fome fica difícil”, diz Shackal.  “Falar de amor, de vida, agora é dar comida para essas pessoas”.

Contribua com as ações RioSolidario!

Fotos: @savage.click