O curso teve carga horária de 250 horas e abordou temas como Marco Regulatório e Captação de Recursos

RJ 01-08-2018. Gestão no Terceiro Setor.

 O RioSolidario, em parceria com o Sesc + Social, concluiu, nesta quarta-feira (29/08), mais uma turma do curso voltado para capacitação na área social. O segundo módulo, intitulado Gestão de Organizações Sociais do Terceiro Setor, formou 28 alunos na capacitação realizada na sede do RioSolidario, em Laranjeiras, na Zona Sul.

O curso teve carga horária de 25 horas e foi dividido em cinco encontros. A capacitação foi direcionada a estudantes de qualquer nível escolar, profissionais da área social, lideranças comunitárias e demais interessados no tema.

Segundo a coordenadora do Programa de Doações, Monica Miranda – área que identificou a necessidade das instituições-, com esta nova turma, o RioSolidario se consolidou, também, como uma instituição voltada para a capacitação e qualificação para o terceiro setor:

– Concluímos com êxito a capacitação de mais uma turma, o que nos coloca na agenda das pessoas e instituições do terceiro setor que querem formação de qualidade. Neste módulo, tivemos alunos da área social de importantes universidades, como a PUC, UFF e UERJ, além de instituições sociais renomadas e muito engajadas do terceiro setor, como Luta pela Paz e o Abrigo Cristo Redentor – enfatizou Monica.

De forma dinâmica e com exemplos práticos e exercícios, o curso abordou temas, como a Lei do Voluntariado, Marco Regulatório e Estratégias de Captação de Recursos. A ONG Luta pela Paz, organização internacional sem fins lucrativos, teve a participação de sete coordenadores. Entre eles, o supervisor pedagógico do Pilar de Empregabilidade da instituição, Marcos de Melo:

– O curso foi bem produtivo. Algumas ferramentas já conhecíamos, outras, nós entramos em contato a partir da especificidade de cada projeto. Acho que isso é  interessante, pois você sai da sua zona de conforto e do olhar da instituição que está inserido há algum tempo, para pensar, também, para outras  problemáticas e em como você aplica essas metodologias em outros territórios. Aqui, também, foi um espaço muito bom para trocas – destacou Marcos.

O tema do próximo curso já foi até escolhido, será sobre Diagnóstico Social. A definição, assim como nos dois outros cursos, surgiu a partir da demanda das próprias instituições cadastradas no RioSolidario. As inscrições serão abertas em breve.

 

Primeira turma

Na primeira turma, realizada em junho, o curso foi de Indicadores, Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais. A ementa do curso, elaborada pelo Sesc,  bem como o material didático, abordou temas, como estratégias e metodologias de monitoramento e avaliação de projetos sociais; importância e aplicações de indicadores sociais; construção de índices e sistemas de indicadores sociais, entre outros Na ocasião, 28 pessoas concluíram a capacitação. Uma das alunas foi a universitária Érica Oliveira, que cursa a Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

– O curso foi ótimo e ajudou na minha formação acadêmica e no meu estágio no Núcleo de Estudos da Zona Oeste (Nezo). Já estou aplicando o que aprendi. O curso expandiu meus horizontes direta e indiretamente sobre a atuação dentro do serviço social – destacou Érica, que também é uma das formandas da segunda turma.