Estudantes cadastrados no Banco de Jovens fizeram inscrição para o projeto

Rio Solidario / Jovem Aprendiz. Bárbara Venâncio.

Foto: André Gomes de Melo

O RioSolidario firmou mais uma parceria de olho em meninos e meninas que buscam oportunidades no mercado de trabalho. A partir de agora, o programa Futuro Agora contará com um novo projeto: o Jovem Aprendiz MetrôRio. Nesta segunda-feira (25/05), um grupo de estudantes cadastrados no Banco de Jovens do RioSolidario participou de um encontro para a apresentação da iniciativa. Eles foram orientados sobre os benefícios e fizeram inscrições para o projeto.

Por meio de uma parceria com o Senai RJ, o MetrôRio busca jovens com interesse em aprender e se desenvolver profissionalmente. O Jovem Aprendiz vai oferecer cursos de capacitação em Mecânica Industrial.

Indicada por uma amiga a participar dos programas do RioSolidario, Bárbara Venância de Oliveira Azevedo, de 18 anos, afirmou estar esperançosa com a proposta de trabalho.

– Não tinha visto nada parecido com esta proposta. Eu já estava procurando e não encontrava oportunidade alguma. Como já tinha feito a inscrição no Banco de Jovens, fui chamada para conhecer o projeto do MetrôRio – disse a estudante.

O programa Jovem Aprendiz tem duração de 20 meses e cada jovem precisa realizar, como parte do processo seletivo, provas de português e matemática, participar da dinâmica de grupo e passar por uma entrevista individual. As vagas serão preenchidas por ordem classificatória e, se aprovado, o jovem será encaminhado para o Senai de Benfica ou para a sede do MetrôRio.

Vinícius Lins Reis, de 21 anos, já passou pelo Jovem Aprendiz Cedae e agora busca uma nova oportunidade.

– Tive um grande aprendizado na área administrativa. Agora quero me especializar no setor de mecânica – contou.

Pela jornada mensal, os estudantes recebem auxílio refeição, vale-transporte, FGTS, férias, décimo terceiro salário e contagem de tempo de serviços para INSS e seguro de vida. Para participar do programa, o jovem precisa ter entre 18 e 22 anos, e estar cursando o ensino médio.