Programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade beneficiou 53 municípios com carros e ambulâncias para transporte de pacientes

entrega de carros 01

O RioSolidario e a Loterj entregaram, nesta terça-feira (22/12), 106 veículos que atuarão no transporte de pacientes de 53 municípios. A ação faz parte do programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade e tem como objetivo auxiliar os municípios no deslocamento de pacientes que precisam realizar exames e procedimentos médicos em outras localidades.

– Tenho certeza que será muito útil para a saúde desses municípios. Sabemos a dificuldade que é fazer saúde nesse país, nesse estado. E sem os municípios, a gente não caminha. Estamos entregando os veículos a 53 prefeituras, mas esperamos superar os entraves para chegar aos 92 municípios – disse a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, durante a cerimônia de entrega no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe.

As prefeituras se inscreveram para participar do edital, lançado em agosto, apresentaram os documentos necessários e foram habilitadas no início deste mês. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões.

– Nas visitas feitas pela primeira-dama ao interior do estado, recebemos essa demanda muito importante para as prefeituras. E é nisso que a Loterj atua e vai continuar trabalhando em parceria com o RioSolidario – afirmou o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo Almeida.

Na cerimônia, as prefeituras também receberam a doação de 170 carros da Secretaria de Estado de Saúde, adquiridos com a verba do Ministério da Saúde, para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e ajudar na investigação de casos de dengue, chikungunya e zika vírus. O governador Luiz Fernando Pezão fez a entrega a 91 municípios.

– Os municípios precisam de carro para as ações, precisam se ambulância para transportar seus pacientes. E essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso – ressaltou o governador.

Para o prefeito de Sapucaia e presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), Anderson Zanon, os veículos serão fundamentais para intensificar as ações de vigilância e melhorar o atendimento à população da cidade.

– A prevenção às doenças é muito importante. E, como não temos hospital, os veículos também vão ajudar a remover os pacientes para outros municípios com mais conforto e agilidade – garantiu o prefeito.

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: Bruno Itan