Turma, formada por familiares de crianças atendidas pelas creches da ONG, foi a primeira a concluir o curso, depois da assinatura da parceria

Formatura Furnas

O RioSolidario e Furnas realizaram, nesta terça-feira (08/12), a formatura de 25 mulheres que concluíram o Curso de Cuidador. A turma, batizada de “Pérola”, foi a primeira a terminar o ciclo de aulas, depois da assinatura parceria entre a ONG e a empresa.

As alunas, em sua maioria familiares das crianças atendidas pelos três Espaços de Educação Infantil do RioSolidario (Vila do JoãoCidade de Deus e Batan) e funcionários das creches, receberam seus certificados, após mais de dois meses aprendendo sobre temas relacionados a fisioterapia, enfermagem, serviço social, psicologia, pediatria, fonoaudiologia, medicina, nutrição e educação continuada.

Renata Ferretti, gerente de projetos do RioSolidario, participou da cerimônia, realizada no auditório da sede da ONG, e parabenizou as formandas.

– Sabemos das dificuldades que surgiram nesse tempo, mas todas se esforçaram, estudaram e aprenderam. O mais importante é que saem daqui com uma nova profissão: a de cuidador. São portas que se abrem – disse Renata, ressaltando ainda que o objetivo do curso é melhorar a qualificação e a renda das famílias das alunas, diminuindo as condições de vulnerabilidade social.

Representando Furnas, Marcos Machado de Almeida, da gerência de responsabilidade sociocultural da empresa, lembrou a grande responsabilidade de todas as alunas, que agora carregam o certificado de cuidadoras.

– Desejamos que tenham a noção da nova responsabilidade e oportunidade dada a vocês. Aproveitem.  A turma se tornou uma família e espero que continue assim por muito tempo – disse Marcos.

Marcela de Morais, de 31 anos, sonha agora em conseguir um emprego, graças à nova formação. Ela, que já trabalhou como babá, destacou a importância de aulas de temas que dificilmente aprenderia no dia a dia, como legislação.

– O curso foi ótimo, porque abre novas oportunidades de trabalho. Aqui, tive novas experiências, principalmente em áreas como leis e os nossos direitos – declarou Marcela, que é mãe do pequeno Jackson dos Santos, de 4 anos, aluno da creche da Cidade de Deus.

A aluna Flávia de Albuquerque, de 40 anos, também comemorou a formatura e agradeceu a oportunidade:

– Foi uma experiência maravilhosa. Só tenho a agradecer. A expectativa é agora botar todo o meu conhecimento em prática e trabalhar na área. Aprendemos muito sobre assuntos como doenças crônicas, higiene, mudanças de posição do idoso acamado, entre outras coisas – disse Flávia.

Para aumentar a empregabilidade dos alunos, Furnas possui um banco de cuidadores que reúne todos os formados do Curso de Cuidador, criado há mais de 20 anos. Quando seus funcionários necessitam do serviço e recorrem ao banco, a empresa paga o cuidado para esses empregados. Outras companhias, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Petrobras, também utilizam o banco de Furnas.

Parceria com a Fetranspor

Para facilitar o deslocamento dos alunos, o RioSolidario fechou parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetranspor), que garantiu as passagens de todos os participantes, durante o período do curso.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Bruno Itan