Entidades parceiras do RioSolidario participam de ações e recebem a ajuda de doadores solidários

Programa de doações

No fim do ano passado, o RioSolidario recebeu uma grande doação de fraldas geriátricas. Com a chegada do material à sede da ONG, bastou uma consulta ao banco de dados de instituições parceiras que logo os produtos já estavam sendo utilizados por quem mais precisava. Atualmente, 1.037 entidades de 75 municípios do estado do Rio de Janeiro fazem parte do cadastro do RioSolidario. Com a parceria, elas participam dos programas desenvolvidos pela ONG e recebem a ajuda de doadores solidários.

– A nossa ideia é ajudar na manutenção e desenvolvimento das instituições. Fazemos a ponte entre quem quer doar e quem precisa de doações, como roupas, brinquedos, móveis. E, assim, conseguimos atender a todos: crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência – afirma Mônica Miranda, coordenadora do programa de Doações do RioSolidario.

Para fazer parte do projeto, é preciso realizar o cadastro no site do RioSolidario, informando CNPJ, endereço, dados do representante legal da instituição (documentos e contatos), além de um resumo do histórico e das atividades realizadas pela entidade. Também é obrigatório o envio da documentação completa por correio, incluindo: o estatuto da instituição ou contrato social; última ata da assembleia e ata de eleição; inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social e certificado de regularidade anual referente ao exercício atual; documentos comprobatórios de poderes do representante legal com cópia dos documentos de identificação (carteira de identidade, CPF e comprovante de residência).

Segundo a coordenadora do programa, para participar da iniciativa, é fundamental que a instituição mantenha o cadastro sempre atualizado.

– A nossa única exigência é que a entidade esteja com a documentação correta para que possa receber as doações. Basta entrar em contato com a nossa equipe e enviar os dados – ressalta Mônica.

As instituições cadastradas podem ser visualizadas em um mapa disponível no site do RioSolidario. Lá, é possível encontrar informações como endereços e telefones e fazer o contato direto com as entidades. A ferramenta permite que uma empresa ou pessoa física busque, conheça as instituições e ainda realize diretamente as doações.

Além disso, as entidades cadastradas podem fazer as suas solicitações ao RioSolidario por meio do Fale Conosco (faleconosco@riosolidario.org). Ao receber os pedidos, a equipe de assistência social entrará em contato com os parceiros para viabilizar as doações.

Clique aqui e cadastre a sua instituição.

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: Bruno Itan