Caminhada acontece na Ladeira dos Guararapes com a participação de moradores e contadores de história

O Rio Carioca, que batiza os moradores da cidade, vai ganhar uma força-tarefa para a despoluição das suas águas. Neste sábado (04/07), a partir das 9h30, acontece um mutirão de limpeza no Largo dos Vinte, na comunidade dos Guararapes, no Cosme Velho. Organizado pelo RioSolidario com o apoio da Associação de Moradores dos Guararapes, Inea, Rio+Social e ONU, o projeto “Carioca, tá limpo?” contará com a participação de contadores de história da Unicarioca e uma caminhada às margens do rio, além de recebimento de lixo e material reciclável.

Em dois pontos de coleta, parceiros ensinarão como fazer a separação e acondicionamento do lixo. A ideia é aprimorar a ação de uma cooperativa local que, atualmente, apenas comercializa o lixo coletado de outros bairros doRio de Janeiro. Além da limpeza, também será feito um trabalho de conscientização com os moradores da comunidade sobre a importância de não jogar lixo no rio.

O projeto “Carioca, tá limpo?” surgiu após a visita da presidente do RioSolidario e primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, à comunidade do Cerro-Corá. Depois de conhecer a realidade do Carioca, ela solicitou a formação de um grupo de trabalho com representantes da Secretaria Estadual de Ambiente e Inea, do Rio+Social, do Lixo Zero, da Associação de Moradores de Santa Teresa e Cosme Velho, do Movimento Rio do Rio, Comlurb, Sesi/Firjan e alguns voluntários para realizar uma ação que beneficiasse os moradores.

O Rio Carioca corta as comunidades Cerro-Corá, Vila Cândido e Guararapes e os bairros do Cosme Velho, Laranjeiras e Flamengo, com 7,1 quilômetros de extensão. Apenas a nascente, dentro da Floresta da Tijuca, permanece preservada. O rio foi a principal fonte de água potável do município até o fim do século 19. Hoje, no entanto, suas águas, soterradas pela urbanização, estão poluídas até desembocar no mar, na praia do Flamengo.

SERVIÇO:
“Carioca, tá limpo?”
Data: 04/07/15 (sábado)
Horário: 9h30
Local: Largo dos Vinte – Ladeira dos Guararapes – Cosme Velho