Alunos do projeto Senac nas UPPs participaram de cursos com chefs em carreta escola

Do lado de fora, a carreta parece mais um veículo estacionado na entrada da comunidade. Mas, ao passar pela porta de entrada, uma cozinha profissional toda equipada enche os olhos de quem sonha em ser um grande chef. O espaço é usado pelos alunos dos cursos de gastronomia do projeto Senac nas UPPs, que nesta terça-feira (23/06) tiveram aulas especiais. A carreta escola, que está na Praça Corumbá, na comunidade Santa Marta, em Botafogo, recebeu duas oficinas do festival Rio Bom de Mesa 2015, ministradas por chefs renomados.

Sob os olhares atentos dos futuros chefs de cozinha, Ana Rita Menegaz, responsável pelo cardápio do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, ensinou uma sobremesa: mousse de fruta do conde.

– É uma fruta nossa, de fácil acesso, e uma receita com preço bom. Isso possibilita que eles aprendam a cozinhar e transformem a gastronomia em uma fonte de renda. Muitos aqui têm grande interesse e já atuam nessa área, mesmo em casa. Com o projeto, estão ganhando experiência e técnica – afirmou a chef.

Morador da Ladeira dos Tabajaras, Bruno Pereira, de 31 anos, desistiu da faculdade de engenharia civil para se dedicar à gastronomia. Na carreta, ele participa dos cursos de pizzaiolo e salgados para festas.

– O projeto tem uma cozinha estruturada e vai me dar base e um diploma para que eu já comece a trabalhar. Depois que entrei para o curso, tive a certeza de que quero investir na área de gastronomia e estudar cada vez mais – disse.

Com o apoio do RioSolidario, o projeto Senac nas UPPs do Senac RJ oferece qualificação profissional gratuita em comunidades pacificadas. A ideia é viabilizar o acesso ao emprego formal, através da capacitação, e estimular o microempreendedorismo nessas localidades.

– É uma grande oportunidade para jovens e adultos que buscam o primeiro emprego ou a reinserção no mercado de trabalho. Afinal, a qualificação é fundamental nessa área. Além disso, eles ainda podem investir no próprio negócio – ressaltou a diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli, que visitou a carreta.

A 12ª edição do festival Rio Bom de Mesa, organizado pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro com o objetivo de ressaltar a importância da gastronomia regional na cultura da cidade.

Fotos: Bruno Itan