Novo Degase Bangu é a próxima unidade do projeto Casa Futuro Agora a receber as aulas, em outubro

Recital_GardêniaAzul

Um recital dos alunos marcou o encerramento de uma mais turma do curso de poesia falada, do projeto Casa Futuro Agora. Na sexta-feira (30/09), 13 alunos da unidade de Gardênia Azul receberam também seus certificados de conclusão. Além de pais e familiares, duas turmas do 6º ano do Colégio Municipal Helena Lopes assistiram à apresentação.

Professor da Casa Poema, Nando Rodrigues, destacou a importância das aulas para os jovens:

– Nossos encontros ajudam a apropriar da palavra e do conhecimento. Quanto mais palavra, mais a gente se fortalece e melhor se apresenta para o mundo.

Para Yasmim Kamai, de 16 anos, além de conhecer novos poemas e autores, o curso foi importante para ajudar a vencer a timidez.

– Quando cheguei aqui, me deparei com um poema de “barraco”, de drama, e me identifiquei. De primeira pensei em como uma garota tímida poderia recitá-lo, ainda mais na frente de tanta gente. Mas foi ótimo, foi um desafio e uma superação – disse Yasmim, que se interessou pelo curso depois de ver o professor da Casa Poema, Marcelo Demarchi, recitar uma poesia no seu colégio.

Apesar do nervosismo nos primeiros versos, Lidiane Borges, de 14 anos, adorou a experiência de participar de um recital.

– Achei que a poesia estava além do meu limite. Mas como gosto de aprender coisas novas, me interessei. Vou continuar a estudar poemas. Fiquei nervosa no começo, mas depois que comecei a falar foi muito bom – declara Lidiane.

O Novo Degase Bangu é a próxima unidade do projeto Casa Futuro Agora a receber as aulas do curso de poesia falada, a partir do dia 25 de outubro.

Sobre o projeto

O projeto Casa Futuro Agora é fruto da parceria entre RioSolidario,  Cedae e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ).  A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o MPT-RJ, em ação trabalhista ajuizada pela instituição contra a companhia. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões.

Os 12 espaços espalhados pelo Rio de Janeiro – Campinho, Cordovil, Novo Degase Bangu, Novo Degase Ilha, Novo Degase Penha, Gardênia Azul, Manguariba, Prazeres, São Carlos, São João, Sepetiba e Urucânia – oferecem ainda cursos de inglês, informática e audiovisual.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo