Iniciativa dos estudantes de Barra Mansa está em votação popular até hoje (31/10)

 

20170923_142930

Os alunos do Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, representam o estado do Rio de Janeiro em processo seletivo muito nobre: o Prêmio Construindo a Nação – Práticas Transformadoras, do Instituto da Cidadania Brasil. Os estudantes concorrem com o projeto Memórias em Movimento – Da Juventude à Sabedoria, que é o trabalho social dos estudantes com os idosos do mais antigo asilo da região. A votação popular é até hoje (31/10).

O projeto Memórias em Movimento, idealizado pelos alunos do Grêmio Força Jovem Estudantil, teve o objetivo de construir uma ação protagonista dos jovens com os idosos do Lar dos Velhinhos São José, em Vista Alegre. A iniciativa, coordenada pelos professores Rodrigo Seixas, de Sociologia, e Gleiciane Vinote, de Português, começou com visitas ao asilo, intituladas Dias Alegres, para que estreitassem os laços afetivos com os moradores do espaço. Foram promovidas inúmeras atividades lúdicas, como música, rodas de conversa, maquiagem etc.

A atividade passou a contar com a participação de outros estudantes do colégio e resultou no livro homônimo Memórias em Movimento – Da Juventude à Sabedoria, que é uma coletânea de histórias da vida dos idosos.

– É um projeto importante não só para os alunos, mas para os idosos e para a comunidade, pois a gente percebe o quanto tem a aprender com os idosos. Eles ficam felizes com nossas visitas, pois identificam que são importantes para nós. Esse projeto me ajudou muito. Ficamos muito felizes em saber que fomos selecionados e, agora, só falta o voto da população – pontuou o aluno Gabriel Honorato.

O projeto foi eleito um dos 18 melhores entre 255 inscritos, motivo de orgulho para os professores coordenadores da iniciativa:

– Ações como essa trazem significados para a aprendizagem dos alunos, além de atribuir conexão real entre a teoria e a prática. O envolvimento voluntário dos estudantes nos mostrou o quanto são engajados e demonstra que estamos no caminho certo do nosso trabalho – disse o professor Rodrigo Seixas.

A unidade escolar oferta Ensino Médio em horário integral aliado ao Curso Técnico de Eletrotécnica, parceria entre o RioSolidario, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Grupo PSA e Senai Rio. Metade dos alunos que integra o Memórias em Movimento faz parte do projeto do RioSolidario, como explicou o coordenador, André Carvalho:

– Estar envolvido com situações que estimulam a cidadania e ética é muito importante para o desenvolvimento desses jovens. É gratificante saber que uma escola pública pode ajudar a proporcionar situações como essa. Todos ganham: alunos, corpo docente e comunidade – enfatizou André Carvalho.

O projeto vencedor ganhará R$ 10 mil para o Grêmio investir em melhorias para os estudantes (aquisição de equipamentos).

 VOTEhttp://institutocidadania.org.br/ciep-493-professora-antonieta-salinas-de-castro-barra-mansa-rj/