Sobre o projeto

Iniciativa oferece oportunidade do primeiro emprego para adolescentes de comunidades carentes

Com a proposta de encaminhar jovens de comunidades carentes ao mercado de trabalho, o RioSolidario firmou parceria com o Programa Jovem Aprendiz Nova Cedae para oferecer oportunidades de primeiro emprego. A inciativa é uma forma de dar aos jovens de comunidades carentes e em situação de risco e vulnerabilidade social condições de construírem carreiras e futuros promissores. Além da inserção no mercado de trabalho, são realizados cursos, palestras e oficinas de capacitação.

Com duração de onze meses, cada jovem participante cumpre uma jornada de trabalho de seis horas diárias. A cada quatro dias da semana de atividades práticas, o jovem tem um dia dedicado ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ) para atividades teóricas e administrativas. Pela jornada mensal, recebem auxílio refeição, vale-transporte, FGTS, férias, décimo terceiro salário e contagem de tempo de serviço para o INSS, além de seguro de vida.

Natiele Fróes

Para a jovem Natiele Fróes, de 21 anos, o projeto da Cedae foi o caminho certo para as novas oportunidades. Ela conta que foi encaminhada pelo RioSolidario para fazer parte da turma Jovem Aprendiz e lá aprendeu muito como auxiliar administrativo. Hoje, Natiele estuda Ciências Contábeis e já está inserida no mercado de trabalho:

– Depois que eu saí do Programa Jovem Aprendiz da Cedae, consegui o emprego onde estou atualmente. Trabalho no departamento pessoal de uma distribuidora de peixes na Cidade Nova. Hoje, quero terminar a minha faculdade, fazer uma pós-graduação em tributária ou direito. Na Cedae, tive muito apoio para fazer cursos de desenvolvimento profissional – comemora.

215

JOVENS PARTICIPANTES
NO PROGRAMA

GALERIA DE IMAGENS