Sobre o projeto

Criada em 2008, creche atende cerca de 200 meninos e meninas do Complexo da Maré

Em meados de 2007, a associação de moradores da Vila do João, no Complexo da Maré, e a empresa NHJ do Brasil buscavam meios de reativar um prédio abandonado há 12 anos, onde havia funcionado uma creche durante a década de 80. Em 2008, o Espaço de Educação Infantil já abria as portas para a comunidade. A creche foi a primeira a ser construída em uma parceria entre o RioSolidario e a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj).

Maria Anevania

Maria Anevania passou de auxiliar a professora da creche

Na época, Maria Anevania dos Santos Lopes procurava emprego e conseguiu uma vaga como recreadora no espaço. Em pouco tempo, ela engravidou e teve dois filhos. A creche se tornou o seu local de trabalho e também onde as crianças aprendiam e recebiam todos os cuidados. Incentivada pela diretoria, Maria fez cursos, se profissionalizou, passou a trabalhar como auxiliar de desenvolvimento infantil e, hoje, é professora no espaço. Os filhos cresceram na creche e, com o tempo, deixaram o local para seguirem para a escola.

– Sou muito feliz em trabalhar aqui. Todos os dias saio renovada e preparada para encarar qualquer desafio. Meus filhos saíram daqui prontos para ir para a escola, aprenderam e desenvolveram muito na creche. Quando a minha filha foi para a escolinha, a professora ficou impressionada como ela era muito desenvolvida para a idade. Os meus dois filhos adoram ler e querem sempre aprender – conta a professora, garantindo que deve o bom aprendizado dos filhos à creche.

O Espaço de Educação Infantil nasceu com o objetivo de atender famílias de comunidades carentes. Além de representar a oportunidade de pais e mães saírem para trabalhar, a creche é o local ideal para que a criança desenvolva seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O espaço funciona em horário integral, das 7h às 17h, oferecendo cinco refeições diárias preparadas por nutricionistas. A creche recebe crianças a partir dos 4 meses até os 4 anos. Com ensino de educação infantil nas modalidades creche e pré-escola, o local conta com oficinas recreativas (música, esporte, contação de histórias) e atividades extracurriculares como encontros com pais, oficinas culinárias, capacitação interna dos funcionários, festas temáticas, aulas de educação ambiental e visitas a espaços culturais.

Moradora da Vila do João, Tathiane Bezerra trabalha há seis anos na creche

A unidade da Vila do João atende cerca de 200 alunos com 48 profissionais. Outra iniciativa importante está na contratação dos funcionários da creche. Eles são recrutados na própria comunidade, incentivando assim a geração de emprego e renda na localidade.

Moradora da Vila do João, Tathiane Soares Bezerra, de 35 anos, trabalha há seis anos no espaço. Ela começou como auxiliar de serviços gerais e agora atua como recreadora. Tathiane, que ainda sonha em fazer pedagogia, fala com carinho sobre a relação com os pequenos:

– A creche é um lugar excelente para as crianças da comunidade. Aqui, eles aprendem muita coisa e têm tudo: alimentação, material, uniforme. É muito bom ver o desenvolvimento de cada criança. Algumas chegam e ainda não sabem colocar o sapatinho, a roupa. Ensinamos tudo para que elas sejam mais independentes. E passamos a fazer parte da vida delas, somos referência para elas – relata Tathiane.

200

CRIANÇAS
ATENDIDAS

48

FUNCIONÁRIOS

“O espaço da Vila do João é maravilhoso para as crianças porque tem tudo o que elas precisam: brinquedos, campinho, um pátio onde elas aproveitam bastante. Além disso, a creche tem ótimos profissionais, a cozinha é excelente, salas com ar-condicionado. As crianças adoram ficar aqui, aprendem, brincam, tem o horário do soninho. Sem contar que elas podem permanecer em horário integral o que ajuda para que nós, mães, possamos trabalhar”.

Maria Janaína Guedes da Silva, de 25 anos, mãe de Cauã  de 3 anos e 8 meses

Espaço Educacional Infantil Vila do João

Rua Cinco, s/nº – Maré

Horário: 7h às 17h

GALERIA DE IMAGENS

Fotos: Bruno Itan