Sobre o projeto

O conhecimento é o principal passo para a transformação da vida. Ao buscar qualificação e capacitação profissional, é possível crescer e ter mais chances de conquistar um espaço no mercado de trabalho. E a Casa Futuro Agora é um espaço de conhecimentos e preparação de jovens em vulnerabilidade social, entre 12 e 17 anos, para o mundo do trabalho. O projeto é de responsabilidade do RioSolidario, o Ministério Público do Trabalho e a Cedae. Os locais contam com acesso gratuito à internet para toda a comunidade.

Aulas dinâmicas, com conteúdos modernos, reúnem habilidades fundamentais para quem busca uma nova oportunidade. Em 11 unidades, , incluindo duas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), são oferecidos cursos gratuitos de informática, inglês, poesia e audiovisual. Além disso, em nove unidades os espaços contam com acesso gratuito à internet para toda a comunidade.

Durante os dois anos do projeto, 4.003 alunos concluíram os cursos e foram mais de 30 mil acessos da comunidade á internet, em busca, principalmente, de acesso a serviços públicos.

O projeto Casa Futuro Agora se configura como uma oportunidade de contribuir para a formação profissional de jovens em áreas de vulnerabilidade. Além de orientar, estimular e preparar os jovens para o mundo do trabalho, municiados de habilidades específicas para o exercício profissional e, principalmente, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, personalidade, confiança, independência, cooperação e respeito ao próximo.

As Casas Futuro Agora localizam-se em Campinho, Gardênia Azul, Manguariba, Urucânia, Morro dos Prazeres, Sepetiba, Cordovil/ Cidade Alta, Morro do São Carlos, Morro São João (Engenho Novo), Novo Degase Bangu (Criaad Bangu) e Novo Degase Ilha do Governador (CECEL).

LOGO Casa FUTUROAGORA

O projeto teve investimento no valor de R$5 milhões. A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), em ação trabalhista ajuizada pela instituição contra a companhia.

GESTÃO EFICIENTE

O Projeto das Casas Futuro Agora foi idealizado com duração de 18 meses, contudo, com uma gestão eficiente e responsável foi possível estendê-lo por mais quatro meses, beneficiando mais 300 alunos, que estavam na fila de espera.

arte cfa

CURSOS:

Informática: No mundo atual, conhecimento digital é obrigatório. Oficina de alfabetização digital, curso de tecnologia e trabalho, empreendedorismo, entre outros. Aulas ministradas pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh).

Inglês: Com o EnglishWorks, da Associação Sequoia Foundation, o objetivo é   aprender inglês falando. Aulas práticas, interativas, inclusive, com nativos em várias partes do mundo (atividades online).

Poesia: Quem fala bem ganha autoestima e aprende mais. Realização de recitais e encontros poéticos, com a equipe da Casa Poema.

Audiovisual: Com o sucesso dos YouTubers, o espaço virtual cresceu. Aprender a produzir vídeos, exercitar a criatividade e saber mais sobre a arte do cinema, com os cursos da Associação Cidadela.

 UNIDADES

 Campinho

Centro Sócio-esportivo Comendador Armindo da Fonseca ● Rua Comendador Pinto, 2 – Campinho – Madureira ●  3253-8577

Cordovil

Paróquia Nosso Senhor do Bomfim ● Praça Dom Justino, s/nº – Cidade Alta ● 2485-1083

Novo Degase Ilha

Estrada das Canárias, 589 – Portão B – Ilha do Governador

Gardênia Azul

Paróquia Santa Luzia ● Av. das Lagoas, 12 – Gardênia Azul ● 2426-8980

Manguariba

Paróquia Bom Jesus ● Rua Onze, 660 – Manguariba ● 3354-0452

Prazeres

Rua Gomes Lopes, 12 – Morro dos Prazeres – Santa Teresa ● 4107-0013

 São Carlos

Centro Comunitário de Defesa da Cidadania ● Rua Van Erven, 126 – Catumbi

 

São João

CIEP Frei Agostinho Fíncias ● Rua Deputado Átila Nunes, 131 – Engenho Novo ● 4107-0019

Sepetiba

Centro Comunitário Expedito e São Vicente de Paulo ● Rua Ari Chagas, 300 – Sepetiba ● 2418-4073

Urucânia

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus ● Rua Engenheiro Moacir Barbosa, 12 – Urucânia

Galeria de Imagens