Sobre o projeto

O RioSolidario promoveu, no dia 11 de junho de 2015 , o I Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, no auditório da Firjan, no Centro. O evento reuniu secretários estaduais, municipais e representantes de empresas e instituições para discutir políticas públicas que defendam as necessidades e direitos das pessoas com deficiência. O governador Luiz Fernando Pezão e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participaram da abertura do encontro idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

A proposta do evento foi a de promover a reflexão, trocar informações, conhecimentos e sensibilizar o público presente sobre a construção da uma sociedade solidária quanto à autonomia da pessoa com deficiência. Em parceria com o Sebrae-RJ, o RioSolidario também lançou o “Mapa da Pessoa com Deficiência” com o objetivo de identificar e localizar as pessoas com deficiência no Estado do Rio de Janeiro.

O encontro contou com três mesas de debates:

Mesa 1 – Mobilidade Urbana / Transportes

A mesa teve como mediadora a deputada estadual Tânia Rodrigues. No espaço, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, falaram sobre os programas já existentes e adotados em alguns municípios que podem servir de experiência e modelo para outros governos.

Notícia: Mobilidade urbana é o primeiro tema de encontro para pessoas com deficiência

Mesa 2 – Assistência Social

Para discutir o assunto estavam presentes: a secretária de Estado de Assistência Social, Teresa Cosentino, o secretário municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios, William Machado, o diretor da Associação Mote Social, Roberto Barcellos, e a presidente da FEBIEX RJ, Katia Tavarez Silveira Vasques. O deputado estadual Marcio Pacheco mediou o debate.

Notícia: Encontro debate assistência social e atendimento à pessoa com deficiência

Mesa 3 – Mercado de Trabalho

A inclusão profissional foi tema do debate entre representantes de empresas e instituições. A discussão teve como mediador o deputado federal Otávio Leite.

Notícia: Empresas falam sobre mercado de trabalho para deficientes

Confira o material apresentado pelos palestrantes nas mesas:

Mesa 2:

Mesa 3:

O evento ainda contou com a presença e palestra motivacional do atleta e medalhista paralímpico Clodoaldo Silva.

Ouça aqui o depoimento: