Roberta e Sueli em palestra na Unimed (Foto: André Gomes de Melo)

Roberta e Sueli em palestra na Unimed (Foto: André Gomes de Melo)

Em uma manhã voltada para a conscientização sobre a temática, elas apresentaram o trabalho do RioSolidario nesse aspecto, esclarecendo a respeito da atuação desde a chegada das mulheres pela rede estadual de proteção à mulher, passando pelo trabalho de acolhimento e fortalecimento delas durante o período em que residem na casa até as novas perspectivas que ganham até o momento de preparação para sua saída. Neste dia também foram recebidos kits com produtos de higiene e beleza arrecadados para a Casa Abrigo em campanha entre os funcionários da Unimed.

“A multiplicação da informação em diversos ambientes é fundamental para que mais pessoas reconheçam a violência doméstica, conheçam a Rede de Proteção e fazem com que mais mulheres saibam que não estão sozinhas. Ter a oportunidade de levar esta informação a colaboradores de uma empresa referência em saúde no Brasil abre espaço também para novas abordagens com os profissionais da área, tanto no reconhecimento da violência doméstica em pacientes atendidas nos seus hospitais e clínicas como no reforço de um encaminhamento adequado”, conta Roberta.

_MG_2008

Funcionários da Unimed fizeram campanha para arrecadar doações de kits de higiene e beleza para mulheres da Casa Abrigo (Crédito: André Gomes de Melo)

O trabalho da equipe da Casa Abrigo passa também por auxiliar as mulheres atendidas a reconquistarem sua autoestima e confiança e isso inclui a consciência sobre sua imagem. Pensando nisso, a Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica da OAB-Niterói organizou uma campanha de doações de produtos de higiene e beleza para instituições que acolhem vítimas de violência doméstica, incluindo nossa Casa Abrigo Lar da Mulher.

“Essa parceria com o RioSolidario é tudo que precisávamos. Temos que proporcionar autoestima e autonomia a essas mulheres e isso passa pela higiene pessoal e beleza. As doações representam o nosso carinho, é um abraço que queremos dar nessas mulheres e a luta pela criação de uma cultura de mais respeito“, conta a presidente da comissão, Eliana Barboza.

Reunião na OAB-Niterói selou a parceria para doações direcionadas à Casa Abrigo (Crédito: André Gomes de Melo)

Reunião na OAB-Niterói selou a parceria para doações direcionadas à Casa Abrigo (Crédito: André Gomes de Melo)