Casa Futuro Agora vai alcançar mais de 12 mil adolescentes com aulas de informática, inglês, poesia, audiovisual e acesso à internet

Jovens de 12 comunidades ganharam a chance de mudar suas vidas. Eles participam do programa Casa Futuro Agora, que oferece cursos de capacitação e qualificação profissional, em uma parceria entre o RioSolidario, a Cedae e o Ministério Público do Trabalho. Os espaços atendem meninos e meninas entre 12 e 17 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social, com foco na preparação para o mundo do trabalho, e têm como meta alcançar 12.600 jovens até o final de 2017. Nesta quarta-feira (05/10), a partir das 14h30, os alunos de todas as unidades se reunirão para apresentar as ações do projeto no palco do Teatro João Caetano, no Centro.

O encontro #VemProFuturoAgora contará também com a participação do youtuber Felipe Neto, da cantora Nega Gizza e do grupo de passinho Imperadores da Dança, num bate-papo para estimular ainda mais os jovens. Nas casas, eles recebem cursos profissionalizantes gratuitos de informática, inglês, poesia e audiovisual, além de acesso à internet liberado.

As aulas de informática são oferecidas pela Rede de Desenvolvimento Humano – Redeh, em parceria com a Intel e Cisco. A Sequoia Foundation é responsável pelo curso de inglês English Works, com aulas presenciais e a distância. Já a Casa Poema, da atriz Elisa Lucinda, leva o projeto Versos de Liberdade para fortalecer e ajudar no relacionamento dos jovens por meio da poesia. Os alunos ainda participam de oficinas de produção de audiovisual e cineclubismo, promovidas pela Cidadela. O curso estimula a interação com a realidade e cultura dos jovens, com a produção de curtas nas próprias comunidades.

As salas estão localizadas em espaços cedidos pela Pastoral do Menor, Secretarias de Estado e associação de moradores. O projeto contempla ainda três unidades do Novo Degase, com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. As unidades são: Campinho, Cordovil, Gardênia Azul, Manguariba, Sepetiba, Urucânia, Morro dos Prazeres, São João, São Carlos, e Novo Degase Ilha, Bangu e Penha.

A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), em ação trabalhista ajuizada pela instituição contra a companhia.

SERVIÇO

#VemProFuturoAgora

Data: 05/10/2016 (quarta-feira)

Horário: 14h30

Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/n°, Centro do Rio.