Jovens vieram ao RioSolidario para encaminhamento a processos seletivos para vagas de trabalho (Crédito: Nelson Perez)

Jovens vieram ao RioSolidario para encaminhamento a processos seletivos para vagas de trabalho (Crédito: Nelson Perez)

Em mais uma ação do Programa Geração Futuro no auditório do RioSolidario, jovens do nosso Banco de Talentos foram convocados para novas oportunidades de trabalho entre vagas efetivas, temporárias para o período natalino e de estágios oferecidas por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

Davi Rodrigues dos Santos, de 16 anos, esteve presente para fazer o cadastro e já saiu com o primeiro emprego garantido. Ele foi aprovado como Jovem Aprendiz, vai assumir a função de auxiliar administrativo e já tem planos para o futuro. “Estou muito animado, pois agora vou poder investir na minha carreira, pagar o meu curso de inglês e juntar dinheiro para viajar com a minha namorada”, contou Davi, revelando que sonha em ser engenheiro da Aeronáutica ou contador.

Davi saiu do RioSolidario com vaga garantida como auxiliar administrativo no Sine (Crédito: Nelson Perez)

Davi saiu do RioSolidario com vaga garantida como auxiliar administrativo no Sine (Crédito: Nelson Perez)

Dessa vez, um diferencial do Programa Geração Futuro proporcionou ainda mais oportunidades aos jovens: eles realizaram uma prova para processo seletivo de bolsas de estudo do ForSale, curso voltado para vendas de produtos de tecnologia custeado por empresas ligadas à Assespro-RJ. Ao final do capacitação, pelo menos um terço dos 30 alunos serão contratados. Para Fernanda Paiva, superintendente do Geração Futuro, é uma oportunidade de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social buscarem diferenciais no mercado de trabalho.

“Nos próximos dez anos, 35% das profissões atuais vão desaparecer, enquanto 85% das profissões do futuro sequer surgiram ainda. Por meio de oportunidades como essa, os jovens que estão aqui hoje dão passos à frente de muitos outros por poderem receber esse treinamento e qualificação para vendas e marketing digital, conhecendo a nova forma de vender e empreender e podendo conquistar uma vaga numa empresa de tecnologia”, conta, ressaltando que o investimento para um curso desses varia entre R$3 mil e R$5 mil.

Superintendente do Geração Futuro, Fernanda Paiva esclarece a dinâmica da ação aos jovens presentes (Crédito: Nelson Perez)

Superintendente do Geração Futuro, Fernanda Paiva esclarece a dinâmica da ação aos jovens presentes (Crédito: Nelson Perez)

BENEFÍCIO TAMBÉM PARA AS EMPRESAS 

Fernanda destaca ainda o benefício tanto para os jovens, que ampliam suas possibilidades profissionais, como para as empresas, que obtém mão de obra qualificada após a preparação durante o curso. “As empresas sentiram necessidade de buscar profissionais qualificados que entendam de tecnologia e consigam trabalhar com diversas ferramentas digitais, como aplicativos, que reforcem as vendas. Isso mantém o mercado do Rio de Janeiro competitivo. A empresa dá à sociedade uma oportunidade de um curso, de uma qualificação, mas também tem como retorno um jovem qualificado trabalhando, uma rentabilidade maior pela produção”, reforça a superintendente.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, por meio do Programa Geração Futuro, é um dos parceiros que nos ajuda a abrir as portas do mercado de trabalho para milhares de jovens do nosso Banco de Talentos. Estamos sempre em busca de novas parcerias que potencializem essa missão de inserir cada vez mais novos talentos no mundo profissional. Se sua empresa deseja se juntar a nós abrindo suas portas aos jovens contemplados pelo RioSolidario, entre em contato conosco pelo e-mail faleconosco@riosolidario.org.

Confira outras ações realizadas em parceria entre o RioSolidario e o Geração Futuro neste ano:

Programa Geração Futuro leva ao Comunidade em Ação mais de 200 oportunidades de emprego com carteira assinada para jovens da zona norte do Rio

Jovem aprendiz de creche do RioSolidario compartilha sua experiência no lançamento do programa Geração Futuro

Parceria do RioSolidario com o Degase encaminha jovens em cumprimento de medida socioeducativa a vagas de jovem aprendiz

Passo para o mundo profissional: ação integrada entre RioSolidario e SEDEERI encaminha jovens do Banco de Talentos para vagas de jovem aprendiz