Por Flávio Amaral

“Em time que está ganhando não se mexe”. É com esse pensamento que a nova gestão do RioSolidario dá prosseguimento ao trabalho positivo dos projetos que levam esperança a tantas pessoas. A cada trimestre, você acompanha aqui no nosso site um balanço das ações realizadas em cada um de nossos projetos, ficando por dentro de tudo que é feito pela nossa equipe.

O novo slogan adotado para esses quatro anos, “Transformando Realidades”, evidencia que nosso trabalho é realizado a muitas mãos: mãos de nossa equipe e também de doadores – pessoa físicas ou empresas -, sem os quais pouco podemos fazer. Somos intermediários de um processo que une quem está disposto a fazer a diferença e quem precisa de ajuda. Acreditamos que, fazendo o bem, trazemos uma nova visão de mundo a todas as partes envolvidas.

Palestra sobre prevenção de epidemias ministrada para pais de alunos do E. E. I. Vila do João (Crédito: André Gomes de Melo)

Palestra sobre prevenção de epidemias ministrada para pais de alunos do E. E. I. Vila do João (Crédito: André Gomes de Melo)

Construindo o Amanhã

Os três espaços de educação infantil do RioSolidario iniciaram mais um ano letivo, proporcionando mais qualidade de vida a moradores de três comunidades de nossa cidade. São contempladas 221 crianças na Vila do João (Complexo da Maré), 200 no Jardim Batan (Realengo) e 207 na Cidade de Deus.

Dos quatro meses aos 3 anos e 11 meses de idade, os pequenos contam com uma equipe que trabalha para seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, além de permitir às mães terem onde deixá-los durante seu dia de trabalho e buscarem sua independência financeira.

Os espaços funcionam em horário integral, oferecendo refeições diárias preparadas por nutricionistas. Os locais também contam com oficinas recreativas, como música, esporte e contação de histórias, além de atividades extracurriculares como encontros com pais, oficinas culinárias, capacitação interna dos funcionários, festas temáticas, aulas de educação ambiental e visitas dos funcionários a espaços culturais.

Mães de alunos recebem doações do E. I. I. Cidade de Deus (Crédito: André Gomes de Melo)

Mães de alunos recebem doações do E. I. I. Cidade de Deus (Crédito: André Gomes de Melo)

Você acompanhou aqui no nosso site como a ajuda recebida do RioSolidario sensibilizou uma doadora a participar da nossa campanha de Natal do ano passado, se envolveu no lançamento da nossa campanha Páscoa Solidária, soube tudo sobre a experiência de funcionárias do Espaço de Educação Infantil Batan no Rio Open e se divertiu com mais um baile de Carnaval na creche do Batan.

Também foi possível conferir a palestra sobre prevenção de epidemias ministrada aos pais dos alunos da creche da Vila do João, acompanhar as doações recebidas pelo Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus através de parceria entre o Fluminense e o filho do cantor Bezerra da Silva e comemorar os 11 anos de inauguração do E. E. I. Vila do João em uma manhã repleta de atividades.

Primeira aula do curso Violência de Gênero e Políticas Púbicas (Crédito: André Gomes de Melo)

Primeira aula do curso Violência de Gênero e Políticas Púbicas (Crédito: André Gomes de Melo)

Futuro Agora

Acreditando na capacidade transformadora da educação e no desenvolvimento de crianças e jovens como o melhor caminho para o futuro do nosso estado, investimos em ações que criem oportunidades para meninos e meninas de comunidades carentes e que se encontrem em risco e situação de vulnerabilidade social.

As coordenadoras do projeto Capacitação e Aprimoramento participaram de reuniões com parceiros como Senac e Sesc para reforçar o compromisso pela participação na formação de tantos jovens, já de olho na realização de cursos na sede do RioSolidario e também no Palácio Guanabara.

O curso Violência de Gênero e Políticas Públicas foi iniciado no dia 27 de março e segue até 24 de abril. Também serão iniciados os cursos de Práticas Administrativas (07 de maio) e Jardinagem (16 de abril) e você confere tudo sobre eles também no Instagram: @riosolidario

Ana Lucia (à esquerda) superou grave problema de saúde com a ajuda do bordado (Crédito: André Gomes de Melo)

Ana Lucia (à esquerda) superou grave problema de saúde com a ajuda do bordado (Crédito: André Gomes de Melo)

Jovens do nosso Banco de Talentos também seguem sendo direcionados para oportunidades, uma delas o curso de Jardinagem mencionado acima, que será iniciado com uma turma de 20 alunos após término do processo seletivo. Já no que se refere a vagas, foram feitos 51 encaminhamentos para o Programa Jovem Aprendiz NovaCedae e quatro encaminhamentos para entrevista ao Programa Jovem Aprendiz da Ceasa. Uma das seleções para jovem aprendiz, inclusive, contou com participação do filho de uma ex-residente da Casa Abrigo Lar da Mulher, mostrando como projetos do RioSolidario se integram para transformar realidades de famílias em nosso estado.

Trinta adolescentes e jovens participaram de duas oficinas de cadastro e palestra sobre mercado de trabalho no Espaço Comunidade em Ação, no Morro de São João, no Engenho Novo. Realizamos também 66 cadastros de interessados em oportunidades de jovem aprendiz durante ação na Clínica da Família/Trabalho Social Morro da Coroa.

O Comunidade em Ação, por sinal, segue com sua turma do curso de bordado, que participou de oficinas ministradas durante o evento Rio Artes Manuais. Você conheceu aqui no nosso site a história da Ana Lúcia, que contou com a inserção da atividade em sua rotina para superar um grave problema de saúde. O Comunidade, por sinal, contará com novos cursos em breve: Decoração de Arranjos Florais e Criação de Games 2D.

Alunos do Dupla Escola são aprovados no Enem e dão mais um passo rumo à carreira que escolheram (Crédito: Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro)

Alunos do Dupla Escola são aprovados no Enem e dão mais um passo rumo à carreira que escolheram (Crédito: Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro)

Resultados positivos também são comemorados no Dupla Escola em Barra Mansa, onde 26 jovens foram aprovados no Enem para universidades públicas ou conseguiram bolsas de estudos – inclusive de 100% – em instituições privadas, resultado que foi comemorado pela diretoria-executiva do RioSolidario, Juliana Dias, e por representante do PSA Groupe, um dos parceiros do projeto.

Violência Doméstica

O primeiro trimestre do ano é um período intenso na Casa Abrigo Lar da Mulher, principalmente no mês de março. Isso porque é o mês em que se comemora o aniversário da Casa, no dia 07, exatamente o dia anterior àquele que ajuda a embasar o trabalho desempenhado nesse espaço.

Funcionárias da Unimed doam kits de higiene e beleza para a Casa Abrigo (Crédito: André Gomes de Melo)

Funcionárias da Unimed doam kits de higiene e beleza para a Casa Abrigo (Crédito: André Gomes de Melo)

A cada dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a equipe pedagógica da Casa promove uma verdadeira imersão na importância e na representatividade dessa data. Você também conferiu aqui no nosso site tudo sobre as atividades realizadas nesse dia.

Nosso programa Violência Doméstica também participou de um evento promovido pela Unimed para suas funcionárias em homenagem ao dia delas. Foi o momento de apresentar o trabalho de fortalecimento de tantas mulheres realizado pela Casa Abrigo, que recebeu doações de kits de higiene e beleza arrecadados pelos funcionários da Unimed pensando na autoestima das residentes.

No fim do mês delas, as mulheres da casa também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre artesanato no Rio Artes Manuais, onde participaram de oficinas que as colocaram em contato com atividades que contribuem para seu fortalecimento. Você acompanhou com a gente a importância para elas desse dia de atividades externas.

Primeira-dama acompanhou entrega de doações excedentes de Brumadinho (Crédito: André Gomes de Melo)

Primeira-dama acompanhou entrega de doações excedentes de Brumadinho (Crédito: André Gomes de Melo)

MultiplicAção

O início de 2019 foi marcado por doações expressivas em nosso Programa de Doações. A arrecadação de alimentos, roupas, produtos de higiene, beleza e limpeza e ração para as vítimas da tragédia de Brumadinho (MG) foi nossa primeira grande campanha este ano. Nossa presidente de honra, a primeira-dama Helena Witzel, se envolveu pessoalmente nesse movimento, recebendo doações em mãos durante o primeiro dia de campanha.

A doação excedente de Brumadinho, inclusive, foi direcionada para a Costa Verde do Rio de Janeiro e também para famílias de comunidades da capital após as fortes chuvas que atingiram o estado. Parte desse excedente também seguiu para o CICAPD Almir Madeira – que presta assistência a pessoas com deficiência -, para o Abrigo do Cristo Redentor – que atende a idosos – e para a SUIPA – que dedica seus cuidados aos animais. Essas duas últimas visitas foram acompanhadas pela primeira-dama do estado.