Maria Lucia Horta Jardim conheceu peças de ceramistas e a história do patrimônio cultural da humanidade

 _MG_1023

A Serra da Capivara, considerada um museu arqueológico a céu aberto, aportou no Rio de Janeiro através da sua arte. A exposição “Serra da Capivara – Homem e Terra” foi inaugurada, nesta terça-feira (03/09), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro  (CRAB).  Representando o governador  do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Cautiero Horta Jardim, participou da abertura da exposição, que já está acessível ao público.

A exposição é uma parceria entre o Sebrae, Governo do Estado do Piauí, Iphan e Fumdham e reúne peças de cerâmica produzidas por 32 mestres ceramistas. Estão expostas raras obras pré-históricas, também de cerâmica, do acervo do Museu do Homem Americano, no Piauí – que nunca saíram da reserva técnica da instituição. A Serra da Capivara possui a maior concentração conhecida de sítios arqueológicos nas Américas, com datações que atestam a presença do homem pré-histórico no continente americano há pelo menos 48 mil anos.

A exposição também tem o objetivo de mostrar o patrimônio cultural da região para incrementar o turismo e potencializar a produção artesanal.

A primeira-dama do Estado, Maria Lucia Cautiero Horta Jardim, enfatizou a importância histórica e cultural da exposição:

– A exposição está belíssima. Ela traduz a alma do povo do Piauí. Não adianta termos belas instalações e lugares maravilhosos se não tivermos a essência dos moradores do local. É uma grande oportunidade para conhecermos um pouco do universo da arqueologia e a beleza da Serra da Capivara, que é patrimônio cultural da humanidade.

O governador do Piauí, Wellington Dias, destacou que a inicitiva é uma oportunidade para mostrar as belezas do Piauí e fomentar o turismo local:

– Essa exposição é um momento grande, muito significativo, em que vamos ter mais pessoas conhecendo sobre a Serra da Capivara e despertando o interesse de ir lá conhecer.

O presidente do Conselho do Sebrae no Piaui, Evandro Cosme, pontuou a relevância dos pequenos negócios para a economia do país:

– Tenho a convicção de que o segmento dos pequenos negócios é verdadeiramente crucial para a economia, não apenas do nosso Piauí, mas do Brasil de um modo geral. Muito nos orgulha essa exposição.

A exposição destacou o trabalho da arqueóloga Niède Guidon,que há mais de 40 anos se dedica à causa do Parque Nacional Serra da Capivara, desenvolvendo estudos no local e atraindo pesquisadores brasileiros e da comunidade científica internacional.

Foto: André Gomes de Melo