Sandra Deal conheceu as instalações da unidade e falou sobre os projetos que desenvolve para crianças e famílias nos EUA

foto:Bruno Itan

As crianças do Espaço de Educação Infantil do Batan, em Realengo, receberam nesta segunda-feira (15/06) uma visita internacional. A primeira-dama do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, Sandra Deal, foi conhecer um dos principais projetos do RioSolidario voltados para meninos e meninas de comunidades carentes. Acompanhada por esposas de empresários americanos, a primeira-dama conversou com funcionários, brincou com os pequenos e quis saber mais sobre o funcionamento do espaço, que atende 210 alunos.

– Estou muito encantada com o projeto. Infelizmente, não temos um serviço público assim no nosso estado. É um trabalho importantíssimo para as famílias. Na Geórgia, muitas crianças dessa idade ficam em casa com as babás, mas, sem dúvida, um espaço com educação e profissionais capacitados é muito melhor – disse ela.

Sandra Deal foi professora de escolas públicas do Estado por mais de 15 anos. Hoje, ela atua como presidente do Gabinete do Governador para Crianças e Família, coordenando políticas de apoio e fortalecimento de crianças e famílias de comunidades do Estado da Geórgia. Com a ação, a primeira-dama conta já ter visitado mais de 500 escolas para difundir a importância da leitura. Em 2011, ela também lançou o projeto “Com um Coração de Servo” (With a Servant’s Heart), que promove a participação voluntária da população em eventos de serviço comunitário em todo o estado.

– A visita foi uma excelente troca de experiências. Como nós do RioSolidario, a primeira-dama também desenvolve um grande trabalho com crianças de comunidades. Lá, a participação do voluntariado nesses projetos é muito grande. É uma cultura que precisamos trazer para o nosso estado também – ressaltou a diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli, que acompanhou a visita.

Além da unidade do Batan, o RioSolidario conta com mais dois Espaços de Educação Infantil: na Vila do João e na Cidade de Deus. O projeto nasceu com o objetivo de atender famílias de comunidades carentes. A creche funciona em horário integral, das 7h às 18h30, oferecendo cinco refeições diárias preparadas por nutricionistas. O espaço recebe crianças a partir dos 4 meses até os 4 anos.