Alunos do Colégio Estadual São João colocarão em prática o que aprenderam em sala de aula

 

RJ 28-03-2017. Primeira-dama Maria Lucia Horta Jardim durante a inauguraão implantação do Curso de Ensino Médio articulado à formação Técnica de Logística na escola São João, Mesquita.

O laboratório destinado aos alunos do Ensino Médio Articulado ao curso Técnico em Logística do Colégio Estadual São João, em Queimados, na Baixada Fluminense, foi inaugurado na tarde desta terça-feira, dia 28. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Senac e Lojas Americanas e permitirão que os estudantes coloquem em prática os ensinamentos teóricos desenvolvidos em sala de aula.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; a primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim; a diretora de Educação do Senac, Lourdes Luz; e o diretor da Lojas Americanas, Carlos Padilha. Além disso, o prefeito de Queimados, Carlos de França Vilela, e o secretário de Governo do município, Max Lemos, também marcaram presença no encontro.

– O que vocês estão vivenciando, hoje, é fruto de múltiplas mãos, ou seja, do trabalho dos parceiros, da dedicação dos professores e funcionários dessa escola e dos alunos e seus familiares, que acreditaram nesse projeto – destacou Wagner Victer.

Em complemento à fala do secretário de Educação, Maria Lucia Horta Jardim também ressaltou a importância das parcerias entre instituições públicas e privadas.

– Ficamos muito felizes porque podemos, por meio dessa parceria, oferecer um colégio de qualidade aos alunos. Escolas desse modelo são exemplos disso – ressaltou.

Para a diretora de Educação do Senac, Lourdes Luz, a inauguração do novo laboratório marca uma conquista importante para os alunos.

– Os olhares desses meninos e meninas, a vontade que têm de crescer e seus projetos de vida fazem com que possamos entender a nossa missão – disse.

Aluna da 2ª série do Ensino Médio, Júlia Alves, de 16 anos, falou sobre a importância da nova aquisição da escola, que refletirá diretamente no aprendizado dos estudantes.

– Como jovens da Baixada Fluminense, às vezes sentimos falta desse olhar que acredite na capacidade que existe aqui. Vocês ainda vão ouvir falar muito na gente, pois vamos mostrar competência em todas as áreas em que atuarmos – emocionou-se a estudante.

 

Formação

Durante os três anos de formação, com aulas em horário integral, os alunos contarão com disciplinas básicas do Ensino Médio, como Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física, que se articulam e se integram a conteúdos específicos da área de Logística, por exemplo, Sistemas de Armazenagem e Administração de Materiais, Modalidades de Transportes, Características e Fatores de Decisão, Redação Empresarial, entre outros.

Nas aulas serão abordados conceitos da área de administração, planejamento e movimentação de recursos e aplicação dos principais procedimentos de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias.

O profissional da área de Logística executa e programa a manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos, além de colaborar na gestão de estoques e implementação de procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho.

 

Texto: Seeduc

Foto André Gomes de Melo