Visitantes deram uma pausa nas aulas práticas de hotelaria e se divertiram no espaço de um dos maiores eventos do rock mundial

RJ 10-08-2017. Allunos Carvalho Hosken visitam a cidade do Rock. Fotógrafo: André Gomes de Melo

RJ 10-08-2017. Allunos Carvalho Hosken visitam a cidade do Rock.
Fotógrafo: André Gomes de Melo

Cerca de 30 alunos da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria conheceram a nova Cidade do Rock, palco de mais uma edição do Rock In Rio. A visita teve como objetivo apresentar aos alunos a grandiosidade do festival e a importância deste evento para o setor de turismo do Rio de Janeiro.

 

Os alunos são selecionados pelo RioSolidário, que faz a análise de perfil e entrevista dos candidatos, buscando dar oportunidades, preferencialmente, a jovens de comunidades carentes e em situação de risco ou vulnerabilidade social.

 

O RioSolidario encaminhou duas pessoas com deficiência para as oportunidades abertas para o curso este ano.  Esta é a primeira turma de 2017 e terceira do projeto que começou no ano passado e já formou 76 jovens.  As aulas seguem até o início de setembro.

 

A turma do curso gratuito de especialização em hotelaria teve início em março e, recentemente, avançou para as aulas práticas. Durante esta etapa, a escola proporciona aos alunos experiências em importantes pontos turísticos da cidade, além da vivência na rotina e aulas práticas no Hilton Barra Rio de Janeiro.

 

A diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli, chama a atenção para alguns, entre tantos, pontos positivos da parceria com a Carvalho Hosken.

– O curso, além de capacitar para o mercado de trabalho, forma profissionais comprometidos com o que fazem.  A inclusão de pessoas com deficiência foi uma grande conquista, pois possibilitará a esses jovens mais qualificação, além de garantir a oportunidade para que conquistem seus espaços.

 

Ano passado, os alunos da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria estiveram no Parque Olímpico para conhecer a estrutura desenvolvida para os Jogos Olímpicos de 2016.

 

Klaus Ziller, Gerente Geral do Hilton Barra, destaca a importância desta experiência para os futuros profissionais.

—  O mercado de trabalho, em especial o de hotelaria, demanda jovens cada vez mais preparados e antenados com os principais eventos da cidade. A visita à Cidade do Rock só vem a agregar conhecimento para os estudantes e enriquece um currículo de atividades completo que foi desenvolvido para a formação de quem está dando seus primeiros passos em sua jornada profissional —   afirma Ziller.

 

A aluna Muniky Ribeiro, 20 anos, é um exemplo de perseverança e comprometimento.  Fez o ensino médio técnico em Turismo e sempre tietou o hotel Hilton.  Não conseguiu entrar na primeira inscrição para o curso, esperou por um ano até serem abertas novas vagas, se inscreveu no site do RioSolidario e foi selecionada.

– Valeu a pena esperar.  Tudo que eu busquei está sendo posto em prática no curso.  Aprendi coisas no curso que mudaram a forma como eu administro a minha própria vida.

 

Inaugurada no fim do ano passado, a Escola Carvalho Hosken de Hotelaria oferece curso gratuito para jovens entre 18 e 24 anos com ensino médio concluído ou cursando o último ano. O projeto busca formar mão de obra para suprir a demanda do setor hoteleiro do Rio de Janeiro, que, atualmente, possui 307 empreendimentos de hospedagem, além de outros 67 em construção, segundo a ABIH-RJ.

 

 

Texto:  Beth Brusco

Foto: André Gomes de Melo