Os formandos concluíram o curso com excelência, entre eles, dois são pessoas com deficiência

_MG_0223

 

O setor hoteleiro acaba de ganhar mais 28 profissionais altamente qualificados. A formatura dos mais novos assistentes administrativos, recepcionistas e camareiras da rede hoteleira foi realizada nesta quinta-feira (28/09), no Hotel Hilton Barra. Entre os formandos, dois são pessoas com deficiência.

O curso gratuito e voltado para jovens em risco e vulnerabilidade social é resultado da parceria da Carvalho Hosken com o hotel, a ONG RioSolidario, o Senac RJ e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

Além de parabenizar os jovens pela conquista, a presidente do RioSolidario e primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, fez  questão de agradecer aos parceiros que viabilizaram a realização do projeto:

– A Carvalho Hosken foi fundamental para este projeto. Tenho por obrigação fazer este registro e agradecer, pois o RioSolidario se dedica muito e nós, às vezes, lutamos muito para ter um  parceiro que nos apoie nos nossos projetos. Temos conseguido avançar. A gente quer um mundo de oportunidades e ele vem com o saber e o conhecimento. E este é o mundo que os formandos estão tendo acesso. A gente sabe que é oportunidade que nos transforma – destacou a presidente do RioSolidario.

O presidente da Carvalho Hosken, Carlos Carvalho, encorajou os jovens a seguirem a carreira no setor hoteleiro:

– Desejo que com esta formação vocês sigam um caminho profissional de sucesso.

Os jovens foram surpreendidos pelo anúncio do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Alfredo Lopes:

– O Brasil é um país de oportunidades. O Rio de Janeiro é o estado com maior vocação turística do país, por isso, vou abrir uma vaga no Sindicato dos Hotéis para a contratação de um vocês.

A formatura contou com a participação da jovem Anna Raphaela, que discursou para os jovens sobre sua trajetória no hotel. Ela iniciou como aluna do projeto, foi contratada temporariamente durante as Olimpíadas e efetivada na recepção. Atualmente, ela se prepara viajar para uma das unidades de luxo do Hilton, no México, onde terá a oportunidade de trabalhar por alguns dias no programa Fun and Grove.

Desde o início do curso em 2015, 104 alunos já se formaram.  Destes, 14 foram efetivados só pelo Hotel Hilton.

O processo seletivo foi realizado pelo RioSolidario. O curso contou  com aulas teóricas, ministradas pelo Senac-Rio, e práticas, assessoradas pelo Hilton Barra.

 

Capacitação profissional

 A transformação provocada pelo curso foi tão intensa na vida da jovem Nathália de Mendonça , 20 anos, que ela decidiu mudar os planos acadêmicos:

– Como ainda não tinha ingressado numa faculdade, decidi fazer o curso e acabei escolhendo a hotelaria como profissão. Me descobri. A área que me identifiquei foi a recepção, por lidar diretamente com os hóspedes. O principal desafio que venci foi o deslocamento para o curso, pois moro em Campo Grande e tinha que encarar três horas para chegar aqui. Estou muito feliz.

Para o jovem Thiago De Souza, 21 anos, o curso foi uma grande descoberta do setor hoteleiro:

– Estou muito satisfeito. Gostei muito do curso. Era mais do que esperava e foi uma descoberta. O curso me fez descobrir uma nova área, não sabia nada e sequer tinha entrado em um hotel na minha vida.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: André Gomes de Melo