Alunos do Comunidade em Ação participaram de oficina de currículo e comportamento

Curso_Asserj

A partir de agora, os jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho contarão com um novo apoiador. O RioSolidario firmou parceria com a Associação de Supermercadistas do Rio de Janeiro, a Asserj Social, para investir na qualificação de meninos e meninas atendidos pelo programa Futuro Agora. A Asserj aproveitará os nomes já cadastrados no Banco de Talentos do RioSolidario para encaminhar os candidatos para vagas nas mais de 1.600 lojas associadas.

Além disso, a associação oferecerá cursos de qualificação aos jovens. Nesta quinta-feira (13/10), os alunos do projeto Comunidade em Ação, no Morro São João, no Engenho Novo, participaram da Oficina de Currículo e Comportamental em Entrevistas de Emprego. No encontro, foram apresentadas as técnicas de elaboração de currículo e de comunicação corporal para entrevistas. De acordo com a instrutora da Asserj, Ilza Costa, o currículo é uma ferramenta de marketing pessoal e, por isso, deve ser objetivo e ter boa apresentação.

A instrutora também afirma que, além do currículo, a entrevista de emprego é um dos fatores decisivos durante um processo seletivo.

– O candidato deve estar atendo à postura, forma de se vestir e falar. Grande parte da nossa comunicação está em como falamos e nos apresentamos – explica Ilza.

Ela garante ainda que o maior desafio está na conquista da autoestima desses jovens.

– Queremos desenvolver a percepção de que eles podem muito mais do que imaginam. Como muitos vêm de comunidade, famílias carentes e poucas oportunidades, não acreditam que isso possa ser mudado – conclui a instrutora.

Para a coordenadora do programa Futuro Agora, Aline Bieites, a nova parceria abre mais portas para os jovens no mundo do trabalho.

– Com o apoio da Asserj, vamos conseguir qualificar os jovens e prepará-los para serem absorvidos por essas empresas. Também ampliamos a chance desses meninos serem chamados para oportunidades tanto no município do Rio como no interior para vagas junto aos associados – ressalta Aline.

Oportunidade

As irmãs Daniele e Juliana Fonseca, de 21 e 19 anos, participaram da primeira turma da oficina da Escola Asserj no Comunidade em Ação. Moradoras de São João de Meriti, elas souberam da oportunidade por indicação e foram em busca de qualificação.

– Já tinha pesquisado na internet e sei que não se deve colocar muita informação no currículo. Mas agora vou saber como melhorar ainda mais a minha apresentação – disse Juliana, que tem experiência em atendimento e procura vagas no setor do comércio.

Daniele, que sonha em prestar concurso para trabalhar como professora, contou que já passou por algumas entrevistas, mas não se saiu bem.

– Não é fácil, fiquei nervosa, não sabia o que seria perguntado e o que devia responder. Quando fiz as entrevistas, vi que não estava preparada – afirmou.

Banco de Talentos

O Banco de Jovens do RioSolidario já conta com 4.800 meninos e meninas inscritos. O objetivo é encaminhá-los para oportunidades de emprego e capacitação profissional, por meio de uma rede de parceiros, como Cedae e Escola Carvalho Hosken de Hotelaria. A proposta do banco é cadastrar jovens entre 14 e 29 anos, que estejam em risco ou vulnerabilidade social e sejam oriundos, preferencialmente, de comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro.

Leia mais:

Palestra do programa Futuro Agora dá dicas sobre o mercado de trabalho

Texto e fotos: Fabiane Moreira