Jovens, selecionados pelo RioSolidario, participaram de um café da manhã de boas-vindas

 

RJ 24-03-2017. Primeira-dama Maria Lucia Horta Jardim participa do café-da-manhã com os novos alunos do curso de hotelaria da Carvalho Hosken. Fotógrafo: André Gomes de Melo

 

Os 33 novos alunos do curso gratuito de hotelaria da Escola Carvalho Hosken participaram, nesta sexta-feira (24/03), de um café da manhã de boas-vindas, no Hotel Hilton, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. As aulas já começam no próximo dia 28 de março.  O curso é resultado da parceria da Carvalho Hosken com o hotel Hilton Barra, a ONG RioSolidario, o Senac RJ e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

Cerca de 630 jovens, incluindo pessoas com deficiência, se inscreveram para o curso que contará com aulas teóricas e práticas no hotel Hilton Barra.

O processo seletivo do curso foi realizado pelo RioSolidario.  A presidente da instituição, Maria Lucia Horta Jardim, destacou o impacto que a capacitação terá na vida profissional dos jovens:

– Fiquei muito feliz em ver que alguns jovens que participaram da primeira turma do curso já estão trabalhando aqui no Hilton. Eles já estiveram sentados nestas cadeiras e, hoje, são profissionais. É uma alegria participar desta transformação e acompanhar novamente os primeiros passos destes novos alunos para uma vida profissional promissora – destacou a primeira-dama do Estado.

Olhares ansiosos registravam cada detalhe do luxuoso hotel que será, em breve, a nova escola dos jovens. Dos selecionados, dois jovens com deficiência também vão participar da capacitação profissional. Para eles, não há desafio que não possa ser superado. Fernanda Martingil integra o programa Jovem Aprendiz da Cedae e terá jornada dupla até concluir o trabalho administrativo na instituição:

– Estou ansiosa. Sei que nesta área tenho mais oportunidade para conseguir um emprego. Já fiz vários cursos, entre eles, de gastronomia. Adoro cozinhar – destacou a jovem.

Para David Henrique, de 22 anos, que mora em Bangu, a distância não será uma barreira para alcançar os objetivos:

– Já tenho este sonho há algum tempo e agora surgiu a oportunidade da minha vida. Desde o ano passado venho me especializando na área de cozinha e, quando soube do curso, resolvi abraçar esta chance – enfatizou David.

Os novos alunos foram recepcionados pelos veteranos, que, agora, são funcionários do hotel. Entre eles, Daniela Gomes Pereira, que trabalha no setor de alimentação da rede:

– Participar do curso foi transformador. Sempre me esforcei muito e fui recompensada com a contratação pelo hotel – afirmou a jovem, que recebeu outra boa notícia no evento: ganhou um curso de inglês da instituição.

Segundo o SindHotéis RJ, com a expansão hoteleira, ainda no primeiro semestre de 2017 serão gerados cerca de 2 mil postos de trabalho na hotelaria. A Escola Carvalho Hosken de Hotelaria formou 76 alunos ano passado.  Durante os Jogos Rio 2016, somente o Hilton Barra contratou 29 funcionários temporários. Atualmente, 12 alunos da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria atuam como profissionais no hotel cinco estrelas da rede Hilton.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: André Gomes de Melo