Após natação, aquecimento para as competições continua com disputas de goalball e atletismo

Natação_Paralimpíadas_Evento-teste_GabrielaMurno

Foi dada a largada para a preparação dos atletas paralímpicos que participarão dos Jogos Rio 2016. No fim de semana, a equipe brasileira encerrou o evento-teste da natação paralímpica com 66 medalhas. Em três dias de competições, os atletas conquistaram 14 medalhas de ouro, 22 de prata e 30 de bronze. O evento aconteceu no Estádio de Esportes Aquáticos, uma das arenas do Parque Olímpico da Barra.

Dois dos maiores nadadores do país confirmaram o favoritismo para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. André Brasil e Daniel Dias conquistaram o ouro dos 50m livre, em suas respectivas categorias.

Segundo Daniel Dias, que subiu seis vezes no degrau mais alto do pódio nas Paralimpíadas de Londres em 2012, não vai faltar empenho para alcançar a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro, que é ser o quinto país no quadro geral de medalhas em 2016. O atleta também ressaltou a qualidade da piscina do Estádio de Esportes Aquáticos.

– Foi legal conhecer a piscina e a arquibancada estava bem bacana. Já senti o clima dos Jogos – disse Daniel Dias.

– O palco está pronto. A gente quer que em setembro isto aqui vire um caldeirão – concordou o André Brasil, que possui 10 medalhas em paralimpíadas no currículo.

A equipe paralímpica contará com 32 atletas para as competições de natação. Técnico da Seleção Brasileira, Leonardo Tomasello também ressaltou que espera que todos os nadadores brasileiros cheguem ao evento em condições de brigar por medalhas.

Próximas disputas

O aquecimento para os Jogos Paralímpicos do Rio continua em maio. Nos dias 04 e 05, será a vez do evento-teste de goalball. O palco das disputas será a Arena do Futuro, também no Parque Olímpico. Já de 18 a 21, o Estádio Olímpico, no Engenho de Dentro, receberá as disputas do atletismo paralímpico. Para mais informações sobre os torneios, acesse www.aquecerio.com.

Texto: Gabriela Murno com informações do Comitê Paralímpico Rio2016

Foto: Gabriela Murno // Miriam Jeske