_MG_2593

Por Flávio Amaral

O substantivo acolhimento não resume o trabalho realizado na Casa Abrigo Lar da Mulher. O papel desempenhado pela equipe técnica composta por direção, assistência social, psicologia, pedagogia, entre outras vai muito além de receber as mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. O fortalecimento delas visando à retomada do protagonismo de suas vidas corresponde à outra parcela do trabalho, igualmente importante para a trajetória delas.

Na casa, elas elas participam de um calendário de atividades cuidadosamente elaborado, que reforça a importância da compreensão pelo processo pela qual passaram e transforma a visão delas sobre a família a partir de eventos e práticas que proporcionam autonomia e segurança. Mas esse processo ultrapassa as paredes da casa, como na última sexta-feira (22), quando as moradoras visitaram o evento Rio Artes Manuais, no Centro de Convenções Sul América, no centro do Rio.

Elas participaram de uma oficina de amigurumi, técnica de crochê desenvolvida no Japão – a mesma técnica da oficina ministrada para as alunas de bordado do nosso projeto Comunidade em Ação dois dias antes, no primeiro dia de evento. Lidiane Sarmento, pedagoga da Casa Abrigo, explica que a importância dessa experiência vai muito além da participação na oficina.

“A vivência começa já na preparação, envolvendo o fato de elas se arrumarem para ir ao evento. O que ouvimos de muitas delas é que sequer tinham a oportunidade de passar maquiagem, por exemplo. Lá na casa fazemos toda essa organização. Elas passam no salão de beleza que temos e se maqueiam no espelho, uma elogiando a outra, é um dia diferenciado. Envolve uma expectativa quanto a como vai ser o dia, a experiência fora da casa. Elas se animaram com a oficina, algumas conseguiram confeccionar bem”.

A presença no Rio Artes Manuais encerra o calendário de um dos meses mais movimentados para elas, que comemoraram o aniversário da Casa Abrigo no início do mês – a casa completou 12 anos no dia 07 de março – e, logo depois, participaram de atividade referente ao Dia Internacional da Mulher. Você pode conferir a matéria completa aqui.