Produções são resultados dos cursos profissionalizantes gratuitos, que estão com vagas abertas

RJ 16-02-2017. Mostra de cinema Casa Futuro Agora - Sepetiba. Fotógrafo: André Gomes de Melo

A sétima arte chegou às comunidades do Rio. E o melhor: produzida pelos próprios jovens moradores. A Mostra de Cinema e Poesia Casa Futuro Agora começou nesta quinta-feira (16/02), na unidade de Sepetiba, na Zona Oeste, e trouxe alegria e diversão aos moradores da região. A programação artística vai até o dia 22/02 em todas as localidades da Casa Futuro Agora, onde acontecem os cursos profissionalizantes gratuitos do RioSolidario.

O objetivo do evento é apresentar as produções dos alunos dos cursos gratuitos de audiovisual e poesia e  divulgar as inscrições para novas turmas, que já começam em março. Desde abril de 2016, mais de 1,5 mil alunos se formaram nos cursos da Casa Futuro Agora, que incluem, também, informática e inglês para jovens entre 12 e 17 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, inclusive do Degase.

A coordenadora do Casa Futuro Agora, Luiza Teixeira, ressaltou a importância da  Mostra  para os jovens e, principalmente, para a própria comunidade:

– Este evento é a concretização de um trabalho desenvolvido desde o início pelos jovens. É gratificante ver a realização deles e, quem sabe, não se torna a abertura de horizontes para futuras experiências no audiovisual e poesia. O público também ganha, pois a temática de alguns filmes e das poesias apresentadas tem a ver com a história do local, do bairro, e que muitos moradores não conheciam – pontuou Luiza.

Um dos filmes apresentados foi o Lixo Zero, que aborda a questão do descarte do lixo na região. Cheia de orgulho, uma das idealizadoras do filme, a estudante Yasmin Carvalho, 16 anos, destacou  a relevância de mostrar o resultado do trabalho desenvolvido pelo seu grupo:

– Nunca pensei que seria capaz de produzir um filme. Mas, depois o curso e de tudo o que aprendi, vi que sou capaz de muito mais. Mostrar o meu filme foi muito gratificante, porque foi algo que nós fizemos, tem muito valor. Nós nos dedicamos – destacou a jovem que já se inscreveu no curso de informática da Casa Futuro Agora.

Para o coordenador de Audiovisual da Casa Futuro Agora, Frederico Cardoso, o evento é uma oportunidade de mostrar e colocar em prática o que os jovens aprenderam sobre produção e difusão de audiovisual:

– Idealizamos a Mostra como um canal para circular os filmes realizados pelos jovens e que, depois deste evento, serão publicados no YouTube – enfatizou o coordenador.

A Mostra de Cinema e Poesia Casa Futuro Agora será exibida em blocos de quatro sessões, inclusive, com debates e um recital de poesia. Os jovens já produziram mais de 30 curtas desde o início do projeto. As sessões são gratuitas e abertas ao público, sempre nos horários entre 10h e 16h.

As inscrições para os cursos são realizadas nas próprias unidades. A lista com os endereços está no site do RioSolidario: www.riosolidario.org

A Casa Futuro Agora é um espaço de conhecimentos e preparação de jovens para o mundo do trabalho. A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), em ação trabalhista ajuizada pela instituição contra a companhia.

 

Programação

17/02 – São João e Prazeres

20/02 – São Carlos e Manguariba

21/02 – Gardênia Azul e Campinho

22/02 – Urucânia e Cordovil

 

Fotos: André Gomes de Melo