Das 54 plataformas de 36 estações, três estão em processo de modernização

Acessibilidade Metrô

A Secretaria de Transportes, com a concessionária MetrôRio, realizam novo pacote de melhorias na acessibilidade de estações do metrô, que vão ganhar novos elevadores e plataformas inclinadas. Já as plataformas verticais serão modernizadas. Além disso, serão realizadas ações educativas com os passageiros, por meio do sistema de áudio, da TV dos trens e das estações, visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ao todo, a concessionária irá investir R$ 4 milhões.

No momento, das 54 plataformas de 36 estações do MetrôRio, três estão em processo de modernização: Del Castilho, Afonso Pena e Praça Onze. As próximas a receber a reforma são Flamengo e Inhaúma.

Os equipamentos das estações São Francisco Xavier e Largo do Machado foram os primeiros revistos no projeto. Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a concessionária construirá dois elevadores e uma rampa (Estácio), quatro plataformas inclinadas (duas em Cardeal Arcoverde e duas em Carioca), duas plataformas verticais (na Central do Brasil) e um elevador e duas plataformas verticais (na Saens Peña).  Hoje, o sistema conta com 263 equipamentos de acessibilidade.

Foto: Henrique Freire