Instituições são as primeiras a concluir o repasse de verba a projetos como novo sistema

A Loterj e o RioSolidario assinaram, nesta quarta-feira (01/04), cinco convênios para repasse de verba aos projetos sociais desenvolvidos pela ONG. A parceria foi a primeira a ser firmada por meio do novo Sistema de Convênios do Estado do Rio de Janeiro, o Converj. A ferramenta virtual, gerida pela Subsecretaria Adjunta de Gerenciamento de Projetos – EGP-Rio, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, facilita o acompanhamento de convênios celebrados com o Governo do Estado.

Com a parceria, serão investidos cerca de R$ 8 milhões nos projetos da Casa Abrigo Lar da Mulher, Casa da Criança e do Adolescente, e nos Espaços de Educação Infantil da Vila do João, Batan e Cidade de Deus. Segundo a presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, o convênio vai permitir que a instituição dê continuidade a importantes iniciativas voltadas para mulheres vítimas de violência e crianças de comunidades carentes. Ela também ressaltou os benefícios do novo sistema de convênios:

– Essa ferramenta é a garantia de que as parcerias sejam feitas com maior transparência e segurança tanto para o Governo quanto para entidades. Tudo isso para alcançar o objetivo principal que é o benefício do cidadão – disse a presidente.

O presidente da Loterj, Sérgio Ricardo Almeida, garantiu que a instituição continuará apoiando as ações realizadas para a melhoria da gestão estadual e prestação de contas.

– É um verdadeiro avanço poder aprimorar a relação com os convenentes e ajudar a melhorar a qualidade no controle do repasse de verba para estas entidades filantrópicas. Assim, a missão de destinar 70% do lucro com a venda dos nossos produtos lotéricos para ações sociais será realizada com mais eficiência, agilidade e transparência no processo de liberação de recursos – afirmou Sérgio Ricardo.

Novo sistema

Em agosto de 2012, o EGP-Rio assinou um contrato com a Pontíficia Universidade Católica (PUC-Rio) para desenvolver o Converj – Sistema de Convênios do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa complementa as ações realizadas para a melhoria da gestão estadual, já que é possível ter maior controle sobre as verbas repassadas para instituições e entidades sem fins lucrativos, além de municípios. O sistema tem o objetivo de apoiar, monitorar e gerir os convênios celebrados entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as entidades públicas ou privadas.