Projeto de ensino profissionalizante em horário integral prepara alunos para o mercado de trabalho

RJ 20-12-2018. Formatura dos alunos Dupla Escola Barra Mansa.

Os primeiros 57 estudantes que cursaram o Técnico de Eletrotécnica junto com o Ensino Médio, no Ciep Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, se formaram nesta quarta-feira (19/12). O projeto, que oferece ensino em horário integral, é fruto de um convênio entre o RioSolidario, a Secretaria de Estado de Educação, PSA Groupe e Firjan SENAI/RJ.

– Com a parceria, temos a possibilidade das reais mudanças. As reais mudanças começam no ser humano, com saber e conhecimento, que graças a Deus, vocês tiveram a oportunidade de ter – disse a presidente de honra RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

O gerente-geral de Relações Externas Brasil da PSA Groupe, Fernando Flórido, enfatizou o compromisso da PSA com a educação profissionalizante e o papel do programa na inclusão social.

– Nós entendemos que isto seja uma forma de investimento social que reverte para a sustentabilidade. Na medida em que você permite que o jovem saia daqui com uma profissão, você está criando a oportunidade para ele gerar renda e ser autossustentável. Outro ponto importante é a característica transversal do curso. Ele não atende apenas ao setor automotivo. Ele permite ao aluno o aproveitamento em diversas atividades e, até mesmo, de ser um empresário – explicou Fernando Flórido.

Segundo a formanda Ana Júlia, de 17 anos, as aulas práticas e nos laboratórios a prepararam para o mercado de trabalho.

– Fomos muito para laboratórios. Nós apreendemos como fazer manutenção, segurança. Foi muito legal. Abre uma porta muito grande para gente. Vai ser muito bom para o meu futuro – contou Ana Júlia.

Fotos: André Gomes de Melo