RioSolidario participou de Ação Social Base S com inscrições para Banco de Talentos e Mapa da Pessoa com Deficiência

Base S Teresópolis

No sábado (18/06), Thamyres Cristina Gomes acordou cedo e saiu em busca de novas oportunidades de trabalho. Grávida, aos 15 anos, ela ainda não terminou o ensino fundamental, mas já planeja como sustentará a família. Sonha estudar Veterinária e está disposta até mesmo a morar em outro município para fazer o curso. Ela e outros 18 jovens se inscreveram no Banco de Talentos do RioSolidario, neste fim de semana, com a expectativa de conquistar capacitação e uma vaga no mercado de trabalho.

No espaço da ONG, no evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S”, que desta vez, aconteceu em Teresópolis, Thamyres também aproveitou para tirar dúvidas sobre documentação e vagas de emprego.

– Já fiz curso de fotografia, mas quero fazer outros porque sei que isso vai me ajudar a conseguir um trabalho melhor. Também tenho vontade de ser Jovem Aprendiz para ganhar mais experiência – disse a estudante, acompanhada da mãe, a costureira Tatiana Gomes, de 32 anos.

– Tenho seis filhos. Todos estudam e muitos já têm atividades remuneradas. Eu também voltei a estudar agora para terminar o ensino médio e incentiva-los – afirmou Tatiana.

O projeto, organizado pelo Sistema Fecomércio RJ para promover inclusão social e capacitação profissional em todo o estado do Rio de Janeiro, foi realizado na Praça Luís de Camões, no Centro de Teresópolis. Ao todo, a equipe do RioSolidario realizou 65 atendimentos durante o fim de semana.

Mariana dos Santos, de 15 anos, soube da ação na escola e fez o cadastro no Banco de Jovens também incentivada pela mãe.

– Quero fazer faculdade de Medicina e sei que preciso estudar muito. Por isso, quero fazer outros cursos e me preparar mais – ressaltou a jovem.

Apesar de já estar trabalhando, Thiago Marques, de 18 anos, decidiu fazer a inscrição no programa Futuro Agora em busca de qualificação.

– Tive um filho aos 16 anos e precisei interromper os estudos. Mas agora voltei a estudar, estou trabalhando com carteira assina numa fábrica de bebidas e quero fazer cursos para crescer profissionalmente – contou Thiago.

Atendimento especial

No evento, o RioSolidario também realizou o cadastro para o Mapa da Pessoa com Deficiência, banco de dados elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae RJ, que tem como objetivo ajudar na formação de políticas públicas para pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.

A dona de casa Fabiana Gomes, de 38 anos, visitou o espaço e preencheu o cadastro do filho Alessandro, de 8 anos, que tem autismo. Ela contou que o menino faz tratamento no Rio, mas ainda encontra dificuldades para se comunicar e estudar. Para Guilherme Campos, do programa Autonomia Sim, do RioSolidario, o atendimento é uma oportunidade para dar orientação às famílias de pessoas com deficiência.

– Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios que têm direito. Além do cadastro para o mapa, também conversamos com essas famílias e informamos onde encontrar atendimento e auxílio – explicou Guilherme.

O Base S ofereceu ainda oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para crianças e adultos. O projeto já passou por Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Três Rios, Miguel Pereira, Angra dos Reis e Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A próxima ação acontece em Itaperuna, nos dias 02 e 03/07. Em seguida, será a vez de Barra Mansa (16 e 17/07), Rio das Ostras (30 e 31/07), Petrópolis (13 e 14/08), Macaé (27 e 28/08), Cabo Frio (10 e 11/09), Niterói (24 e 25/09) e Rio de Janeiro (08 e 09/10).

Leia mais

Ação Social Base S chega a Valença e cadastra jovens no Banco de Talentos

Barra do Piraí, no Sul Fluminense, é a sexta parada da ação social Base S

Banco de Talentos recebe a inscrição de jovens de Volta Redonda

RioSolidario realiza 96 atendimentos a jovens e adultos em Três Rios

Jovens de Miguel Pereira se cadastram no Banco de Talentos do RioSolidario

Banco de Jovens chega a Angra dos Reis em ação com Fecomércio

RioSolidario participa de ações sociais na Rocinha

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: André Gomes de Melo