Atendimentos foram realizados durante fim de semana de atividades sociais promovidas em parceria com o Sistema Fecomércio RJ

Base S - Miguel Pereira

Em busca de talentos de todo o estado, o Banco de Jovens do programa Futuro Agora esteve no Centro-Sul Fluminense. O município de Miguel Pereira recebeu o projeto, nos dias 16 e 17, durante o evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S”, organizado pelo Sistema Fecomércio RJ para promover inclusão social e capacitação profissional. Ao todo, a instituição realizou mais de 50 atendimentos.

No estande, jovens entre 14 e 29 anos preencheram a ficha de inscrição do banco de talentos. Para a assistente social do programa, Márcia Jacoud, estar no Centro-Sul é mais um passo para levar o cadastro do RioSolidario para todo o estado.

– A nossa ideia principal é encaminhar jovens para oportunidades de emprego na região, por meio de programas como o Jovem Aprendiz, mas também para cursos de qualificação profissional. Já estamos entrando em contato com empresas de Miguel Pereira, Paty de Alferes e outras cidades próximas – disse Márcia.

Os meninos e meninas puderam ainda tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, como quais costumam ser as etapas dos processos seletivos e os documentos necessários na hora da contratação.

– É muito importante que os jovens mantenham o cadastro sempre atualizado e preparem os documentos com antecedência, para não perderem oportunidades – destacou Luciana Rosa, assistente social do programa Futuro Agora.

Também é possível fazer inscrição no Banco de Jovens no site do RioSolidario, acessando www.riosolidario.org > Programas > Futuro Agora > Banco de Jovens.

A instituição já possui parcerias com empresas como Nova Cedae e MetrôRio, para vagas no programa Jovem Aprendiz, além de  Carvalho Hosken e Rede Windsor de Hotéis, para curso na área de hotelaria.

O RioSolidario também realizou cadastros no Mapa da Pessoa com Deficiência, banco de dados elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae RJ. O objetivo é ajudar na formatação de políticas públicas para pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.

Ação social

Miguel Pereira foi o terceiro local escolhido para receber os serviços do Sesc Rio e do Senac RJ, além da segunda etapa do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro 2015-2020, que recebeu 90 propostas de crescimento para a região.

O “Base S”, que já passou também pela comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, e Angra dos Reis, no Sul do estado, promoveu ações sociais e educacionais gratuitas no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, no bairro Parque Guararapes. Durante o fim de semana, foram realizadas oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças.

A ação segue ainda com atividades em Três Rios (30/04 e 01/05), Volta Redonda (07 e 08/05), Barra do Piraí (21 e 22/05), Valença (11 e 12/06), Teresópolis (18 e 19/06), Itaperuna (02 e 03/07), Barra Mansa (16 e 17/07), Rio das Ostras (30 e 31/07), Petrópolis (13 e 14/08), Macaé (27 e 28/08), Cabo Frio (10 e 11/09), Niterói (24 e 25/09) e Rio de Janeiro (08 e 09/10).

Leia mais

Banco de Jovens chega a Angra dos Reis em ação com Fecomércio

RioSolidario participa de ações sociais na Rocinha

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Divulgação